Educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Disciplina: Didática e Prática de Ensino
Professor (a) Presencial: Maria Zenaide Chaves

Nomes: RA:
Elizabete dos Santos Moreira 225504
Jussara Machado 268002
Maiara Aguiar da Silveira 196424
Patrícia Marques 268116

Desafio deAprendizagem de Didática de Ensino

1- Escolha do público-alvo
Plano de aula elaborado para alunos da Educação Infantil.

2-Descrição do perfil da classe - Descreva o perfil da classe para a qual a aula será preparada, identificando, no mínimo, as seguintes características da turma:
1. Número de alunos que compõem a turma.
2. Organização da sala de aula.
2.1. Como são as carteiras dos alunos?Proporcionam a interação aluno / professor, aluno / aluno e aluno / espaço?
2.2. Que recursos de ensino estão disponibilizados na sala de aula?
2.3. Considerando o espaço físico da sala, os alunos podem ser organizados em grupos ou em duplas?
3. Acesso dos alunos a jornais, revistas, livros, cinema e teatro (descrever se os alunos têm acesso aos itens descritos).
4. Avaliação quanto à participaçãodos pais dos alunos na vida escolar de seus filhos (Os pais e/ou responsáveis pelos alunos são participativos? Comparecem às reuniões da escola? Acompanham a vida escolar de seus filhos?).
A turma 01 é a turma de Educação Infantil no período da tarde sendo composta por 20 alunos.
È uma sala de aula ampla e bem arejada.
As janelas são todas em vidro proporcionando uma melhor luminosidade.
Existeum pátio reservado para o desenvolvimento de tarefas ao ar livre.
A sala está decorada com alfabeto em caixa alta, o plano de trabalho do segundo trimestre, insetos de jardim, um painel e um mural com o nome de cada componente da turma. Para auxílio deste plano de aula, usaremos um painel que chamamos de o grande formigueiro. Este painel contém um grande formigueiro e cinco formigas carregandofolhinhas .
No decorrer das aulas, conforme formos trabalhando as palavras de cortesia e estudando sobre as formigas, iremos abrir uma folhinha da formiga e ver qual a palavra de cortesia que será trabalhada.
As carteiras são bem interativas. Cada classe tem o formato de pétala de flor, possibilitando assim dinâmicas em grupo sendo que as uniões das pétalas formam uma flor (humana). Sendo assim, oprofessor tem acesso ao grupo de uma forma mais sociável.
Existe na escola, um projeto chamado Ciranda de Livros. Neste projeto, os alunos são privilegiados de contar com livros, revistas e jornais em sala de aula. Este material é trocado sistematicamente.
Agregado a este projeto, a turma realiza visitação semanal à biblioteca da escola podendo então realizar retiradas e devolução de livrinhos.Os pais da turma 01 são bem participativos. Comparecem sempre que são convocados. Além disso, cooperam nas atividades promovidas pela escola estando sempre atentos ao desenvolvimento escolar de seus filhos.

3- Tema da aula
Formigas (ciências).
Boas maneiras (socialização)

4-Justificativa
Na abordagem de projetos desenvolvida em nossa escola busca-se junto às crianças um tópico deinvestigação que lhe seja familiar. Isso possibilita que as crianças possam contribuir com seus conhecimentos, elaborar questões e traçar estratégias de investigação e fazer observações.
Foi com esse objetivo que surgiu o projeto Formigas, visando desenvolver uma proposta lançada pela equipe administrativa da escola: A semana da amizade.
Pensamos então em elaborar um trabalho que viesse despertar ointeresse e envolvimento dos alunos de forma prática, mas com conteúdo. Acreditamos que trabalhar palavras de cortesia por meio de histórias das formigas, um inseto que tem muito a nos ensinar, seja mais significativo para as crianças, além de despertar curiosidades que poderão se transformar em pesquisas e muitas descobertas e ao mesmo tempo compreender o valor de uma amizade, reconhecendo que é...
tracking img