Educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Prof. Janaina da Costa Leal

RESUMO

Este paper foi realizado por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica, seguindo a orientação da linha de pesquisa “formação pedagógica” teve como objetivo abordar a importância da literatura como recurso pedagógico no cotidiano da Educação Infantil com crianças nafaixa etária de 2 a 3 anos. A literatura infantil, como recurso pedagógico possibilita além do divertimento e do encantamento, o desabrochar das infindas potencialidades humanas, entre elas, a inteligência, as emoções, as linguagens, a criatividade e a percepção como ser único e social.

Palavras-chave: Literatura; Educação Infantil; Recurso Pedagógico.

1 INTRODUÇÃO

A importânciada literatura como recurso pedagógico no cotidiano da Educação Infantil é o tema deste trabalho de graduação. Com o objetivo principal de abordar a importância da literatura como recurso pedagógico no cotidiano da Educação Infantil, com crianças na faixa etária de 2 a 3 anos. Então, mais especificamente nesta pesquisa procurou-se descrever brevemente o histórico da literatura, destacar a função daliteratura infantil no desenvolvimento da criança e demonstrar as formas de utilização da literatura como prática pedagógica.

Assim, a realização desta pesquisa é relevante porque, as classes de educação infantil têm como finalidade auxiliar a criança no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento dos aspectos sociais, afetivos, motores, bem como certas especificidades referentes àlinguagem, percepção, conhecimento do mundo que os cerca. Desse modo, justifica-se a opção pelo tema em estudo porque, a realização deste paper é uma oportunidade de pesquisar e ampliar os conhecimentos que facilitarão a prática pedagógica quanto a utilização da literatura (contação de histórias), na educação infantil.

Então, elaborou-se o paper seguindo a orientação da linha de pesquisa“formação pedagógica”, buscando resposta para a questão problema deste estudo: Qual é a contribuição da literatura no cotidiano da Educação Infantil?

Desse modo, o paper foi realizado a partir de subsídio teórico, empregando a metodologia da pesquisa bibliográfica que na opinião de Gil (1999), é desenvolvido mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos. Assim, osdados foram coletados através de livros, revistas, ou seja, foi elaborado por meio da pesquisa bibliográfica. Os conteúdos pesquisados foram agrupados por assunto e que deram origem a fundamentação teórica, a seguir apresentada.

2 LITERATURA

Na opinião de Coelho (1997, 50), “o maravilhoso e o encantamento, sempre foram e continuam sendo elementos mais importantes na literaturadestinada as crianças”.

Literatura é uma linguagem especifica que, como toda linguagem, expressa uma determinada experiência humana; e dificilmente poderá ser definida com exatidão. Cada época compreendeu e produziu Literatura a seu modo. Conhecer esse "modo" e, sem duvida, conhecer a singularidade de cada momenta da longa marcha da humanidade, em sua constante evolução. Conhecer aliteratura que cada época destinou as suas crianças e conhecer os Ideais e Valores ou Desvaloriza sobre os quais cada Sociedade se fundamentou e fundamenta... (COLEHO, 1997, p. 24)

Entender a literatura requer que se investigue cada sentido, que se amplie cada conceito e na busca dessa compreensão, se faça um exercício de diálogo com o texto. Góes (1991, p. 3), afirma que "literaturainfantil é, antes de tudo, literatura, isto é, mensagem de arte, beleza e emoção. Portanto, se destinada especificamente à criança, nada impede (pelo contrário) que possa agradar ao adulto. E nada modifica a sua característica literária se, escrita para o adulto, agradar e emocionar a criança." De acordo com a Proposta Curricular Santa Catarina (1998, p. 45),

Compreender o que...
tracking img