Educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2044 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CHINA

    Nas civilizações orientais a educação era tradicional: dividida em classes, opondo cultura e trabalho, organizada em escolas fechadas e separadas para a classe dirigente. O conhecimento da escrita era restrito a devido ao seu caráter esotérico As preocupações com educação apareceram nos livros sagrados, que ofereceram regras ideais de conduta e enquadramento das pessoas nos rígidossistemas religiosos. Nesse período surgiu o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários, ou seja, grande parte da comunidade foi excluída da escola e restringida à educação familiar informal.

Deuses indianos

EGITO
    As escolas funcionavam como templos e em algumas casas foram freqüentadas por pouco mais de vinte alunos. Aaprendizagem se fazia por transcrições de hinos, livros sagrados, acompanhada de exortações morais e de coerções físicas. Ao lado da escrita, ensinava-se também aritmética, com sistemas de cálculo, complicados problemas de geometria associados à agrimensura, conhecimentos de botânica, zoologia, mineralogia e geografia.

    O primeiro instrumento do sacerdote-intelectual é a escrita, que no Egito erahieroglífica (relacionada com o caráter pictográfico das origens e depois estilizada em ideogramas ligados por homofonia e por polifonia, em seguida por contrações e junções, até atingir um cursivo chamado hierático e de uso cotidiano, mais simples, e finalmente o demótico, que era uma forma ainda mais abreviada e se escrevia sobre folha de papiro com um cálamo embebido em carbono).

    Ao lado daeducação escolar, havia a familiar (atribuída primeira à mãe, depois ao pai) e a “dos ofícios”, que se fazia nas oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população. Este aprendizado não tinha nenhuma necessidade de “processo institucionalizado de instrução” e “são os pais ou os parentes artesãos que ensinavam a arte aos filhos”, através do observar para depois reproduzir o processoobservado. Os populares eram também excluídos da ginástica e da música, reservadas apenas a casta guerreira e colocadas como adestramento para guerra.

Pilares de um templo no Egito – edificados para representar florestas.

Escrita hieroglífica cursiva.

Educação Egípcia
Posted by †łivrø dαs søмbrαs† on 11:16:00 AM

Hieróglifos
Durante quase 15 séculos, a humanidade olhou fascinada para oshieróglifos egípcios sem lhe entender o sentido. Os Sacerdotes egípcios do século IV de nossa era foram os últimos homens a utilizar essa linguagem. Eles, mantendo a linguagem tão fechada, fizeram com que o significado dessas mensagens se perdessem.

Os Europeus da época, e posteriormente, pensavam que os hieróglifos eram instrumentos místicos de algum tipo de rito demoníaco (kkkkkk').

Oshieróglifos podem ter começado em tempos pré-históricos como uma escrita por mei ode imagens. Embora os egípcios nunca tivessem formado um alfabeto como o conhecemos, estabeleceram símbolos para todos os sons consonantais da sua língua. O sistema mostrou-se notavelmente eficiente. Combinando-se fonogramas, formavam-se versões esquematizadas de palavras. Nem todos os hieróglifos abandonavam a suafunção de imagens de palavras para se tornarem símbolos fonéticos. Pelo menos 100 hieróglifos eram usados par arepresentar a palavra que retratavam, sendo usados também como determinativos do significado das palavras.

Durante 3000 anos constituíram a linguagem monumental do Egito. A última inscrição conhecida é do ano de 394 d.C, quando o Egito era uma província romana. Já então, tantos hieróglifostinham sido propositadamente obscurecido pelos escribas sacerdotais fazendo com que os sinais fosseem incompreensíveis para a maioria dos egípcios. Em 1822, um linguista francês provou que os desenhos podiam formar palavras não relacionadas com a imagem. Só então os homens do Ocidente começaram a compreender que tinham diante de si toda uma linguagem que representava a chave para o que até...
tracking img