Educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (545 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Puericultura e Educação Infantil
Profa. MSc. Eliane Alberti

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

1) Em grupos, leiam o texto a seguir:

Evidencia-se a presença de uma diversidade deinfâncias e a recusa de uma concepção uniformizadora desta: “as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a quepertencem à raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças. (SARMENTO, 2004, p.10).
A que período de infância o texto acima serefere? Como o grupo entende essa concepção de infância e de criança? Registre em forma de texto as considerações.
A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo deaquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visãotradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é considerada, com identidade pessoal e histórica. O texto acima refere à infância nos dias de hoje, aapresentação da criança nos dias de hoje é bem diferente do passado.
Sobre estas variações nos debruçamos a observar à concepção de infância nos dias atuais onde é possível ver o reconhecimento dacriança, da desta no futuro, é um olhar que por mais que se direciona a pensar nas crianças como sujeitos ativos e produtores de culturas e o preparo desta para o futuro sem pensar no presente .Daí surge asproblematizações sobre questões da concepção da infância na atualidade: a criança já é no presente, ou será somente no futuro? Deve ser considerada no presente ou deve ser vista somente como um serque será só no futuro deixando o que ela é, sua vida, seu olhar e sua formação no presente?
Quando falamos da infância nos deparamos com varias concepções e contexto na qual surgem e se desenvolvem...
tracking img