Educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7946 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE – FATENE
INSTITUTO SIGNOS DE EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Antonia de Maria Moreira do Nascimento

Uruburetama – Ceará
2009
ANTONIA DE MARIA MOREIRA DO NASCIMENTO

A importância da educação infantil e a participação da família nodesenvolvimento da aprendizagem

Pesquisa apresentada à Faculdade de Tecnologia do Nordeste, como requisito para obtenção do título de Especialista em Gestão Escolar

Monografia aprovada em: _____ / _____ / _____

__________________________________________________
Prof. Ms. Francisco das Chagas Araújo Soares
Orientador da Pesquisa

__________________________________________________
Prof. Dr. LamarckMesquita Guimarães
Coordenador de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão

__________________________________________________
Profª Esp. Maria Rocilda Pinto
Coordenadora Local
AGRADECIMENTOS

Esta monografia é conseqüência de pesquisas e momentos de estudo realizados ao longo de todo o curso. Daí a minha gratidão a todos que direta e indiretamente contribuíram para sua conclusão.Ao nosso Orientador Prof. Ms. Francisco das Chagas Araújo Soares pelo incentivo, simpatia e presteza no auxílio às atividades e discussões sobre o andamento e normatização deste Trabalho de Conclusão de Curso.
A todos os professores pelo carinho, dedicação e entusiasmo demonstrado ao longo do curso e pelo espírito inovador e empreendedor na tarefa de multiplicar seus conhecimentos, peladisciplina destes nos ensinando a importância do trabalho em grupo e pela oportunidade de participação em publicações, eventos e exercícios simulados.
Aos demais idealizadores, coordenadores e funcionários da FACULDADE DE TECNOLOGIA DO NORDESTE – FATENE.
Aos colegas de classe pela espontaneidade e alegria na troca de informações e materiais numa rara demonstração de amizade esolidariedade.
Às nossas famílias pela paciência em tolerar a nossa ausência.
E, principalmente, a DEUS pela oportunidade e pelo privilégio que nos foram dados em compartilhar tamanha experiência e, ao freqüentar este curso, perceber e atentar para a relevância de temas que não faziam parte, em profundidade, das nossas vidas.

A todos o meu abraço sincero e fraternal!A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.
JEAN JACQUES ROUSSEAU
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo uma reflexão crítica e reflexiva a cerca da relação da Escola, professores e família de alunos da Educação Infantil, mostrando a importância destaetapa de ensino na formação de futuros cidadãos, de como estes se organizam na educação destas crianças diante do mundo atual e globalizado. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso, fundamentado em estudos realizados no decorrer do mesmo e que me despertou o interesse de pesquisar sobre o tema, tão importante para estes que esperam da escola a fundamentação de uma vida mais digna.Inicialmente retratamos acerca da Lei de Diretrizes e Bases e o Ensino Infantil, o valor das creches para as crianças, a preparação do espaço físico para receber as crianças e a formação de educadores para esta modalidade de ensino. Posteriormente falaremos sobre o papel da família na educação de seus filhos, dando ênfase ao acompanhamento dos pais nas creches, o relacionamento destas com famíliasdesestruturadas e, finalmente, fazemos um alerta aos pais e aos professores, sobre a importância de se unirem para despertar no público infantil, uma reflexão a acerca do valor da escola em suas vidas e que o processo ensino-aprendizagem está garantido se família e escola firmarem este laço, só assim, com esta união poderemos esperar nossas crianças agirem de forma cidadã.

Palavras – chave: Educação...
tracking img