Educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome Célia Aparecida Ticiane Tergiotti
Karine Tais Fernandes
Rosalina Guinatti
Sirlene Rodrigues S. Texeira

Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

Cambé
2009

Nome Célia Aparecida Ticiane Tergiotti
Karine Tais Fernandes
Rosalina Guinatti
Sirlene Rodrigues S. Texeira

Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional



Trabalho apresentado aoprograma de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Iguaçu – ISFACES. Capanema –PR. Como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Psicopedagogia.
Orientadora: Suzi Clener Rodrigues Ferreira.

Cambé
2009
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I - QUEIXA
1.1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1.2. ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS
1.3. O QUE PENSO:
1.4.HIPOTESE DIAGNÓSTICACAPÍTULO II- PROPOSTA DE INTERVENÇAO
- IDENTIFICAÇÃO
- JUSTIFICATIVA
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
- CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE
- OBJETIVOS
- ESTRATÉGIAS
- ATIVIDADES
CAPITULO III – AVALIAÇÃO
ANEXOS
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

O Presente projeto visa como se dá o ensino na Docência em Diferentes Espaços Sociais.
O trabalho foi executado com bases nas pesquisas realizadasno Centro Municipal de Educação Infantil Hans Helmut Behrend.
A principio será apresentado os aspectos físicos e pedagógicos, tendo como fonte o Projeto Político Pedagógico, Regimento Interno e observações.
Durante o estágio foi observado e levantado alguns dados sobre problemas que estão atrapalhando o desenvolver do trabalho educacional.
Para amenizar estas problemáticas seráconvidado os pais que em parceria com as docentes, tentaram amenizar as dificultados, além da ajuda e intervenção das estagiárias em Psicopedagógia.

















QUEIXA
Através de pesquisa e questionamento realizado com Diretora, Coordenadora, professores e Funcionários a queixa apresentada foi o:
Descaso dos pais na vida escolar de seus filhos.CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O Centro Municipal de Educação Infantil Hans Helmut Behrend é uma entidade publica mantida pela Prefeitura Municipal da cidade de Rolândia, foi criado pela Lei nº 3103/05 para atender crianças de quatro (04) meses a cinco (5) anos de idade em período integral, está situada à Rua Sebastião Canônico s/nº, no Conjunto San Fernando, telefone 39061103 na cidade de Rolândia, estadodo Paraná.
O Centro Municipal de Educação Infantil Hans Helmut Behrend está localizado, no Conjunto Habitacional San Fernando, bairro este que apesar de ser bem afastado do centro da cidade de Rolândia é bem situado, pois proporciona que seus moradores tenham acesso direto a diferentes espaços de lazer, saúde e educação.
A instituição foi inaugurada no mês de julho de 1989, onde tiverampresentes as autoridades locais e diversos convidados da comunidade, atualmente a diretora da instituição é Wanderly Popolin de Abreu.
O Centro Municipal de Educação Infantil Hans Helmut Behrend foi criado com o objetivo de atender a população do bairro onde ele está inserido bem como os adjacentes a ele ( Jardim Primavera, Jardim das Américas, Jardim Padre Ângelo, Jardim Itália), no sentido deproporcionar às “famílias” trabalhadoras desses bairros um local apropriado para deixar seus filhos.
O funcionamento do CMEI é de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30min. às 17h prestando atendimento a 110 ( cento e dez ) crianças na faixa etária de quatro (04) meses a cinco (05) anos de idade em período integral, não efetuando atendimento aos sábados, domingos, período noturnos e feriados nacionais,atendendo a um calendário próprio elaborado pela Secretária Municipal de Educação.
A obtenção da vaga para a criança pela família está diretamente relacionada ao fato da mãe e/ou responsável estar trabalhando e não ter onde deixá-la. Assim ao procurarem a instituição às famílias têm seus nomes cadastrados numa lista de espera. Ao surgir vaga (muitas vezes através do desligamento de outra...
tracking img