Educação infantil e seus objetivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia

gisele soares do carmo
Gisele soares do carmo
GEiciele pereira silva

EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS OBJETIVOS

Montes Claros
2012

gislene soares do carmo
gisele soares do carmo
GEiciele pereira silva

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina(s) Educação da Criança de 0 a 5 anos, Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil, Ensino da Linguagem Oral e Escrita, Ensino e Alfabetização I.

Prof. Rosely Montagnini, Marlizete Steinle Bonafini, Edilaine Vagula, Alexandre Villas Bôas, Raquel Franco.

Montes Claros
2012
A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A educação infantil é um tempo e espaço destinado aoatendimento das crianças de zero a seis anos de idade. Olhar para a infância e para as suas especificidades demanda curiosidade, pesquisa e desejo de compreender as crianças, de modo que todos devem saber um pouco de como uma criança aprende, pois o aprender não só o certo mais também o errado. Onde o conhecimento da criança deve ser globalizado como um todo. O objetivo da educação baseia-se noconhecimento de cada criança, aprimorando os conceitos trazidos pela criança, onde o professor entra com sua capacidade de ser norteador e instigador da construção do conhecimento.
O conhecimento de mundo dado a criança nos primeiros anos, ela leva por toda a vida. O falar, o andar , o expressar de sentimentos é um aprendizado natural que é aprimorado com a ajuda da família e observação de um todo. Acriança aprende o tempo todo, porém nem sempre do mesmo jeito que o adulto acredita. Muitas vezes há uma intencionalidade do adulto em ensinar para a criança tudo o que o mundo oferece, mas as crianças acabam aprendendo sobre este mesmo mundo, brincando ou somente experimentando todas as coisas que pertencem a ele. Em se falando de escola, a prévia de conhecimentos da criança, deve ser valorizadae respeitada, já que são particularidades dela.
Cabe ao educador moldá-la, pacientemente, respeitando o tempo de cada um, tendo a capacidade ímpar de ensinar como um todo, porém individualizado. A construção do conhecimento, a aprendizagem em si, é de responsabilidade da parceria escola – família. Pois, a parti do convívio familiar, do auxílio dos pais e empenho na educação escolar é que odesenvolvimento cognitivo alcançará os objetivos. É de suma importância citar a ludicidade. O brincar é da criança e o aprendizado fica mais prazeroso e satisfatório se o lúdico for muito bem desenvolvido de forma que a criança se sinta parte dele.
A experiência, a observação e a exploração do meio, trás a criança conhecimento e possibilita a reorganização do seu pensamento, abrindo a possibilidadede soluções para novas buscas. A criança é o resultado das suas vivências , seja sozinha ou em grupo. Pois é com os pais que ela passa a maior parte do tempo. Na escola, a criança também vivencia e conquista muitas coisas. O professor tem um papel importante na formação dela, mas ao contrário do que alguns pensam ele será um mediador desta aprendizagem. Ele possibilita e favorece novosconhecimentos, que podem ou não ser absorvidos pela criança dependendo dos seus desejos e necessidades.
A educação infantil tem por objetivo aprimorar os conceitos trazidos pela criança,desenvolvendo uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações, estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças,fortalecendo sua auto-estima e ampliando suas possibilidades de comunicação e interação social. Brincar,expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Utilizar as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação. De forma a compreender a ser compreendido, expressando suas ideias.
Conhecer...
tracking img