Educação infantil - projeto: corpo humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nos dias de observação na sala do Mini Grupo C, pude perceber que as crianças se machucavam com certa freqüência. Portanto, achei que seria relevante desenvolver um projeto a respeitodo Corpo Humano: sua composição, função e importância. Projeto este, que depois de pronto foi analisado e aprovado pela professora da sala a senhora Carolina.

PROJETO DE TRABALHO

1 - Tema:Corpo Humano Merece Respeito

2 - Título: Corpo Humano

3 - Turma: Mini Grupo

4 - Duração: 15 dias

5 - Justificativa:

A necessidade de conhecimento do próprio corpo para que seobtenha uma vida com qualidade.

5.1 – Importância do projeto:

Por se tratar de uma turma de Mini Grupo, que se encontra na faixa etária de 03 anos de idade, onde os acidentes como quedas,tropeções e escorregões têm ocasionado ferimentos leves e mais graves com certa freqüência, gerando, inclusive, conflitos entre pais e professora.

5.2 - Conhecimento e necessidade do grupo frente àtemática:

Os conhecimentos que a turma já possui, são aqueles indiretos adquiridos pela vivência diária com os adultos e seus pares.

5.3 - Embasamento teórico:

“O conhecimento progressivodas partes e funções do corpo, a partir de etapas sucessivas, determinadas pela maturação neurocortical e pela relação da pessoa com o meio físico e humano. Essa organização, segundo aPsicomotricidade, tem como função propiciar ao indivíduo noções de globalidade de si, equilíbrio postural, afirmação da lateralidade, entre outras habilidades”. (Ludicidade e Psicomotricidade – p. 63).
“A higienedas mãos é um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para a manutenção da saúde e prevenção de doenças”. (RCNEI - v.II – p. 33).
“A aquisição da consciência doslimites do próprio corpo é um aspecto importante do processo de diferenciação do eu e do outro e da construção da identidade.” (RCNEI – v.II – p. 25).
“No período em que a criança está sob os...
tracking img