Educação infantil avaliação de desenvolvimento minimaternal e maternal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Educação Infantil
Avaliação de desenvolvimento
Minimaternal e Maternal

1. Experimentação e representação

* Reconhecer objetos pelo som, tato, gosto e cheiro.

* Imitar ações e sons.

* Desempenhar papéis.

* Fazer desenhos e pinturas

As representações não verbais (as imagens mentais) dominam o pensamento da criança nessa fase. A capacidade derepresentar o conhecimento do mundo por modalidades e meios diversos deve ser desenvolvida, pois representa um elemento importante em qualquer processo do pensamento criativo.

a) Reconhecimento de objetos pelo som, tato, gosto e cheiro

Para interpretar o seu estímulo sensorial, a criança deve conhecer o objeto a que se refere. Por exemplo, se uma criança ouve o som de umviolino, mas nunca viu, ouviu ou tocou num violino, não consegue saber o que está produzindo aquele som.
Quando a criança já teve uma grande variedade de experiências, consegue identificar muitos objetos pelos estímulos sensoriais. Consegue imaginar o objeto total pelas partes que vê, ouve, prova, cheira ou toca.
O estímulo sensorial serve para despertar a lembrança a partir daqual a criança pode completar a sua própria representação mental do objeto. Para isso, o educador deverá desenvolver atividades como:

* Colocar objetos conhecidos num saco de papel e fazer com que a criança tente identificá-los só pelo tato.
* Colocar em um recipiente vários materiais conhecidos e, sem olhar, a criança deve identificá-los pelo cheiro: café, laranja, chocolate, etc.* Pegar um objeto familiar, tapá-lo todo, exceto uma das partes, e pedir à criança que o identifique.
* Estimular a criança a identificar alguns alimentos só pelo gosto.
* Pedir para que a criança identifique sons familiares, à medida que surgem durante o dia: um avião que passa, uma sirene, um trovão, etc.
b) Imitação de ações e sons

As crianças de três e quatro anos imitam asações das pessoas e dos animais que observam. Conforme vão crescendo, começam a imitar ações cada vez mais complexas: escovar os dentes, pentear os cabelos, andar como um macaco, dirigir um automóvel. Por meio da imitação, as crianças aprendem a representar com o próprio corpo e com a própria voz aquilo que sabem sobre o mundo.
O professor deve estimular as crianças a acrescentarem sons às suasbrincadeiras: sons de carro e buzinas, som de campainha quando apertam um botão de uma porta.
“Promover brincadeiras nas quais as crianças devem imitar ações comandadas pelo” chefe": todos vão lavar as mãos; agora é a hora de varrer o chão ...

2. Atividades de expressão

3.1 Corporal
3.2 Pictória
3.3 Musical

3. Linguagem

* Conversar com o outrosobre experiências pessoalmente significativas.
* Descrever objetos, acontecimentos e relações.
* Ter a própria linguagem oral posta por escrito e depois lida em voz alta.
* Brincar com a linguagem.

4. Atividades Permanentes
É simultaneamente um instrumento de pensamento e um meio de comunicar-se e deve ser estimulada pelos educadores.
A linguagem não deve estar separadadas experiências chave do currículo, mas integrada nelas; o adulto deve introduzir vocabulário, formas linguísticas e conceitos novos durante as atividades concretas desenvolvidas pela criança.

a) Utilização da linguagem para falar com o outro sobre experiências pessoalmente significativas

A criança aprecia o respeito e a atenção de um adulto quando comunica seus pensamentos por meio dalinguagem e escuta idéias e comentários dos colegas sobre experiências que lhe são pessoalmente significativas.
O professor não deve tentar" ensinar" os nomes dos objetos da mesma forma que não deve impor suas próprias idéias e opiniões. Em vez disso, deve permitir que as crianças descubram coisas por si mesmas, incentivando-as a falar sobre suas descobertas para que, dessa forma, aprendam que...
tracking img