Educação indigena

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esse artigo tem como objetivo, apresentar a educação indígena, mostrando a realidade, relantando como se era a educação antes mesmo da chegada da cultura européia e como foi se desenvolvendo ate chegar ao modelo da atualidade. Durante pesquisas constata-se a necessidade de uma educação exclusiva para elels, preservando a cultura e identidade que foi se perdendo após contato com ocaraí ( homem branco), onde tiveram que se adequar a uma cultura extetrna, deixando de lado seus costumes e tradições.
O modelo de educação atual esta em busca da sua própria autonomia, valorizando a língua materna, resgatando a cultura da qual muito já se esqueceu.

EDUCAÇÃO INDIGENA INFORMAL
A historia conta que antes dos jesuítas a educação indígena erab feita de forma informal, cabendo aoshomens da tribo educar os meninos, e as mulherers se responsabilizavampela educaçãodas meninas,
“ a criança desde seu nascimento crescia no canto da reza e esse canto era muito sagrado, é para a criança crescer com sabedoria do seu costume. E as mães trabalhavam em casa. E os filhos ajudavam os pais(...) menina socava pilão, descascava mandioca, cuidava do nenê novo e buscando água para as maes.E os meninos ajudavam os pais e depois aprendiam como flecha e caça(...). e assim os pais ensinavam os filhos.(entender o outro-a questão indg e a quest da educ infantil-prof.indigena de caarapó),

COLOCAR MAIS

CHEGADA DOS JESUITAS
Chegou ao brasil em 1549, o primeiro governador geral, Tomé de Souza que veio acompanhado por deversos jesuítas encabeçados por manoel da Nobrega. Apenas quinzedias depois os missionários já faziam funcionar, na recwm fundada cidade de salvador, uma escola de “ler e escrever”. Era o inicio do processo de criação de escolas elementeres, secundarias, seminários e missoões espalhados pelo Brasil ate o ano de 1759 ocasião em que os jesuítas foram espulsos pelo marques de pombal.
Nesse primeiro período de 210 anos, os jesuitas promoveram maçiçamente acatequese dos filhos dos colonos e dos índios, a formação de novos sacerdotes da elite intectual alem do controle da fé e da moral dos habitantes da nova terrra.
Era difícil a empreitada de instalar um sistema de educação em terrra estranha e de povo tribal. De um lado os indígenas de língua e costumes desconhecidos e de outro os colonizadores portugueses que para cá vieram sem suas mulheres efamílias, muitos rudes e aventureiros.
Em espírito empreendedor o padre Manuel da Nóbrega organizou a sestruturas do ensino, atento as novas condições aqui encontradas. O primeiro jesuíta a aprender a língua dos índios foi Aspilcueta Navarro, também pioneiro na penetração nos srtões em missão evangelizadora. A essas duas figuras veio se ajuntar em 1553, o noviço Jose de Anchieta de apenas 19 anos, quemais tarde se destacaria no trabalho apostólico.

A CATEQUESE
Muitos dos europes não acreditavam que seria possível conseguir algum sucesso no processo de civilização dos nativos, mas outros como os missionários que aqui estavam os indienas eram como filhos menores, uma “folha em branco”, em que se poderia inculcar novos valores da civilização cristã européia. Hoje também muitos não acreditamque eles podem aprender algo, que podem crescer na sua própria cultura
, mas também tem aqueles que apostam na capacidade do povo indígena. Os missionários convictos de que o cristianismo representava uma vocação humana universal que implica integração e unidade lançaram-se com empenho na incorporação territorial e espiritual dessas etnias, na esperança de acentuar a s semelhanças e apagar asdiferenças. A partir disso começa a aculturação, de certa forma a cultura deles passam ser ameaçadas, querendo ou não uma outra cultura se faz presente .
Eles começam por conquistar o chefe da tribo e a desmascarar o pajé. Logo percebem que que a ação é mais eficaz sobre os filhos dos indienas, os curumins, alunos prediletos, porque sobre els ainda não se sentia de maneira arraigada a inflência...
tracking img