Educação inclusiva

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
Tema:
Educação Inclusiva

Título:
Educação Inclusiva

Objetivo:
Propor uma leitura através de pesquisas sobre o processo de inclusão em diversos setores da sociedade.

Justificativa:
A importância de discutir este tema se justifica pelo fato de que, para os deficientes, ainda hoje a inclusão não é uma realidade em toda a sociedade, principalmente nas escolas, sejam elas públicas ouprivadas.
A inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.

Introdução:

No âmbito escolar, a educação de alunos com necessidades especiais deve ser entendida como processo que visa ao desenvolvimento do educando assegurando-lhe a formaçãonecessária para o exercício da cidadania plena.
A política educacional tem direcionado suas ações no sentido de promover a integração e a participação de crianças e jovens portadores de necessidades educativas especiais em todas as atividades da escola, proporcionando-lhes, assim, a igualdade de oportunidades.
É importante ressaltar, que a integração dos alunos com necessidades especiais nasclasses comuns é possível, na grande maioria dos casos, bastando, para isso, que haja uma adequada formação de professores e sensibilização da comunidade escolar.

Desenvolvimento:

Desde 2008, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva determina que todos os alunos com necessidades educacionais especiais sejam matriculados em turmas regulares. A EducaçãoEspecial passou a ser oferecida apenas como um complemento no contraturno. Na prática, isso significou a matrícula só no ano passado de 375.775 alunos com deficiência em salas regulares, regidas por educadores que, muitas vezes, não se sentem preparados para lidar com a situação.
O educador não precisa saber tudo sobre todas as deficiências. Vai se atualizar e aprender conforme o caso. O momento atualé de construção. De fato, a inclusão na sala de aula está sendo aprendida no dia a dia, com a experiência de cada professor. “Mas não existe formação dissociada da prática. Estamos aprendendo ao fazer.
A escola inclusiva tem sido caracterizada como espaço social privilegiado para a aprendizagem conjunta, incondicional nas classes comuns de alunos deficientes ou não, mas que apresentemnecessidades educacionais especiais, uma vez que favorece o desenvolvimento de sentimentos de respeito à diferença, de cooperação e sociabilidade. Enquanto processos sociais, tanto a integração quanto a inclusão, são processos muito importantes e interdependentes pois, a integração social romperá as barreiras da resistência contra a adoção de medidas inclusivas.

Para que o processo inclusivo realmente seconcretize, alguns aspectos pedagógicos necessitam ser repensados e adaptados à realidade que esta nova perspectiva exige. Adaptações curriculares significativas, envolvendo objetivos, conteúdos, metodologias, avaliação e tempo. Participação indispensável da família e a organização do espaço físico, mobiliário e recursos didáticos. Essas adaptações devem ocorrer conforme as necessidadesapresentadas e de caráter excepcional, não servindo para justificar uma queda na qualidade de ensino, mas também é de suma importância que, os profissionais que atuam com esses educandos, demonstrem comprometimento e, cada vez mais aperfeiçoem-se a fim de aprimorarem suas ações educativas. Certamente estas adaptações devem antes de serem colocadas em prática, serem discutidas com a comunidade escolar comoum “todo” para que o grupo tenha mais facilidade de fazer avançar o processo educativo.

Mas tem-se consciência de que apenas mudanças estruturais não bastam, é preciso que a sociedade como um todo (governo, políticas, escolas, pais, professores e sociedade em geral) visualize este novo paradigma educacional e interaja com estes de maneira adequada e com o compromisso necessário. São novos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!