Educação inclusiva

Páginas: 69 (17141 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
RESUMO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

INTEGRAÇÃO

Segundo Mazzotta (1996), até o século XVIII, as concepções de deficiência estavam voltadas para o misticismo e o ocultismo, ou seja, eram fundamentadas com base no cunho religioso ou em poderes sobrenaturais. A ciência não era utilizada para o desenvolvimento das concepções sobre deficiência e sendo assim, as diferenças individuais não eramcompreendidas. Nesse contexto, as pessoas portadoras de deficiência foram ignoradas pela sociedade. A mesma sociedade que excluiu as pessoas portadoras de deficiência também se omitiu, pois não ofereceu serviços para atender as suas necessidades.

ATENDIMENTO AO DEFICIENTE: Os primeiros movimentos pelo atendimento dos deficientes começaram na Europa e depois se estenderam para os Estados Unidos, Canadá eBrasil. De acordo com Mazzotta (1996), várias foram às expressões para se referir ao atendimento educacional aos portadores de deficiência, como Pedagogia dos Anormais, Pedagogia Curativa, Pedagogia da Assistência Social dentre outros. Nota-se que o atendimento aos deficientes estava vinculado ao abrigo, assistência ou terapia.

Período Local Autor Idéia principal
1620 - França Jean-Paul BonetEducação de deficientes.
1770 - França Charles M. Eppée Método dos sinais – educação sensorial.
1729-1790 - Alemanha Samuel Heinecke Método oral.
1784 - Paris Valentin Hauy Letras em relevo.
1819 - Paris Charles Barbier Método de escrita – pontos salientes.
1829 - França Louis Braille Sistema braille.
1774-1838 - França Jean Marc Itard Estudo sobre privação cultural.
1812-1880 - FrançaEdward Seguin Treinamento motor e sensorial.
1816-1863 - Alpes Suíços Johann J. Guggenbuhl - Tratamento médico e educacional; treinamento sensorial.
1870-1956 - Itália Maria Montessori Auto-educação com materiais didáticos.
Final do século XIX - Estados Unidos Surgimento das primeiras instituições.
1928 – Bélgica - Alice Descoeudres - Atividades educativas em ambiente natural.

De acordo comMarchesi e Martín (1995), durante a primeira metade do século XX, o conceito de deficiência estava associado às características de inatismo. Suas causas eram orgânicas, explicadas por questões ocorridas no início do desenvolvimento e que dificilmente seriam modificadas. Portanto “o distúrbio era um problema inerente à criança, com poucas possibilidades de intervenção”.

ESSA CONCEPÇÃO TROUXE DUASCONSEQÜÊNCIAS:
1 - A necessidade da detecção do distúrbio, que encontrou forças nas pesquisas sobre testes de inteligência.
2 - E a conscientização de que essa clientela precisava de atenção educacional especial. Surgiram, a partir daí, as primeiras escolas de educação especial. Surgem as primeiras escolas de educação especial.
Entre as décadas de 1940 e 1950, a incurabilidade do distúrbiocomeçou a ser questionada. Os testes de inteligência ainda estavam em vigência, mas já se considerava a influência das questões sociais e culturais. Neste contexto, a deficiência poderia estar vinculada à ausência de estimulação adequada ou a processos de aprendizagem incorretos. Reforçaram-se as possibilidades de intervenção, mediante os conceitos de adaptação social e aprendizagem.
Décadas de 50 emDiante: As escolas de educação especial continuaram crescendo, oferecendo possibilidades de inserção no campo educacional para todos. Classes ou escolas específicas foram consideradas de forma cada vez mais positiva, pelo menor número de alunos por salas e, portanto melhor oportunidade de disponibilizar atenção individualizada.

A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL

A educação àscrianças deficientes no Brasil surgiu, institucionalmente, influenciada pelas idéias liberais do final do século XVIII e começo do século XIX. Entendemos porque a educação de crianças deficientes não encontrou grande movimentação no país ao nos reportarmos à historiada educação fundamental. Em 1878, cerca de 2% da população era escolarizada, mesmo diante da Constituição de 1824 garantir a instrução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • Educação inclusiva
  • educação inclusiva
  • Educação Inclusiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!