Educação inclusiva a partir da teoria de vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1253 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Psicologia da Educação 7
DOCENTE: Floras Matos

Isys Franscyelley Nunes da Silva

Educação Inclusiva a partir da teoria de Vygotsky

Artigo: A proposta da educação inclusiva: Contribuições da abordagem Vygotskiana e da experiênciaAlemã.
Hugo Otto Beyer

RECIFE
2012
Ao analisar e comparar a teoria de Vygotsky na educação inclusiva com o artigo de Hugo Otto Beyer notou-se argumentos referentes a posicionamentos sobre a questão da inclusão escolar.
Os principais pontos retratados no artigo referente à teoria de educação inclusiva de Vygotsky são.

“Ele entendia que as pessoas não se diferenciavam qualitativamentedas ditas normais. Pelo contrario, os significados culturais permaneceriam como referencia comum para os sujeitos sociais”.

“Mais importante do que os signos seria a possibilidade do acesso aos significados”.

“Afirma que o lugar mais legitimo para todas as crianças, também as com necessidades especiais, é na escola regular. A escola especial correria o risco de perpetuar a cultura dodéficit”.

“Defende a importância da convivência social das crianças com necessidades especial em situações de heterogeneidade e de riquezas de trocas sociais.”

O artigo ainda apresenta outros argumentos referendes a diferentes teóricos em relação à inclusão escolar.

Para Muth “A responsabilidade pedagógica encontra espaço de realização na proposta de escolas inclusivas, não mais como merasexperiências de inclusão mais como principio reconhecido e motivador para uma reforma do sistema educacional”.

Muth critica, “O fato de que pessoas com deficiência sejam postas na periferia do mundo dos não deficientes. A separação escolar tem continuidade na vida adulta”.
Preuss-Lausitz afirma que, “O fechamento das escolas especiais conduziria a uma intensificação dos conflitos políticos e, comisso, a maiores transformações sociais”.

A ideia de Eberwein é que, “Inclusão deve ser primeiramente aprimorada na cabeça dos educadores”.

Para Wocken, “A educação inclusiva não tem nada a ver com a negação da educação especial”.

Wocken afirma que, “Dois são os princípios imprescindível para o mínimo de sucesso nas situações de inclusão escolar. Primeira, a individualização do processoensino-apredizagem e a segunda, o sistema de biodocência”.

Speck afirma que, “Através da proposta da inclusão escolar, pode ocorrer nos cursos de formação de educação especial um esvaziamento”.

Conforme Speck, “Toda ação da educação especial deve legitimar situações de inclusão escolar e social. Uma educação especial que queira, igualmente, ser uma educação integral dos alunos com necessidadeseducacionais não se legitima pela criação de espaços segregados, porém pela promoção do intercambio entre os alunos e o grupo social”.

Fazendo uma relação das abordagens presentes do artigo, com a biografia de Temple Grandin é notória similaridades com o que foi representado no filme e as abordagem feitas não só por Vygosky, mas como pelos autores ao decorre do artigo, abordagem essas acimaapresentadas.
É perceptível ao decorre da avaliação da biografia que Temple Grandin associava as palavras ditas a ela , ao seu real sentido, ou seja, não analisava o contexto em que a palavra estava inserida, em relação esta questão destacamos o momento em que a palavra milagre é falada a ela , a mesma retrata a imagem de Jesus, não ao sentido de que ela por ter autismo desenvolver-se naescola é algo inovador. Assim reinterado esta questão Vygotsky apresenta que o mais importante da construção do aprendizado não é o signo usado para isso mais a estrutura do acesso ao significado, o conhecimento é adquirido não só de formas tradicionais, mas de varias possibilidades de recursos para se chegar à compreensão do conhecimento.
Em relação ao aprendizado, a questão mais impactante...
tracking img