Educação inclusiva - a2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROVA A2
1) De acordo com a legislação vigente aponte a terminologia correta a ser utilizada e justifique sua resposta:
TERMINOLOGIA: “pessoa com deficiência” ou “pessoas com deficiência”. Pessoascom deficiência ponderam que elas não portam deficiência; que a deficiência que elas têm não é como coisas que às vezes portamos e às vezes não portamos (por exemplo, um documento de identidade, umguarda-chuva). O termo preferido passou a ser pessoa com deficiência. Aprovados após debate mundial, os termos “pessoa com deficiência” e “pessoas com deficiência” são utilizados no texto da ConvençãoInternacional de Proteção e Promoção dos Direitos e da Dignidade das Pessoas com Deficiência, em fase final de elaboração pelo Comitê Especial da ONU. Consultar SASSAKI (2003).

2) ConceitueINVÁLIDO: Inválido significa sem valor.
2ª resposta: Não. Inválido é um termo antigo não usual. Hoje as pessoas com deficiência são tratadas como portadores de deficiência. A Constituição Federal de 1988estabelece no art. 5º, caput, que :“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza...”O princípio constitucional da igualdade deve assegurar que as pessoas terão sua individualidade esuas diferenças respeitadas, proporcionando iguais oportunidades a todos, de forma que ninguém se sinta discriminado por estar fora de um estereótipo social. Ademais, é sempre válido reforçar a idéiade que todas as pessoas são deficientes, já que ninguém é plenamente perfeito. Ocorrendo, apenas, que umas deficiências, estão bem nítidas e claras, sendo facilmente perceptíveis, enquanto outrasestão enraizadas no íntimo do ser humano, demandando uma certa convivência e maior poder de percepção, podendo, inclusive, ser disfarçadas com certa facilidade.

3) Princípios da “Sociedade para todos”:declaração de Sassaki 1997 (ONU 45/91)
. Celebração das diferenças; Direito de pertences; Valorização da diversidade humana; Solidariedade humanitária; Igual importância das minorias; Cidadania...
tracking img