Educação holística

Páginas: 91 (22625 palavras) Publicado: 16 de março de 2011
RESUMO

Por ter Deus uma preocupação com a humanidade não apenas no aspecto espiritual, mas também no aspecto físico e emocional, a presente monografia procurou refletir sobre o tema Missão Integral. Para tanto, foram abordados assuntos como: a história da missão integral: apresentando como esse termo recebeu essa nomenclatura atual; destacou-se a necessidade que a Igreja tem da sociedade e asociedade da Igreja para um retorno completo a Deus; e por fim, discorreu-se sobre a missão da missão integral, partindo da atuação holística de Deus na história antes de Jesus e em Sua manifestação corpórea, que ao vir para o mundo, levou consolação aos que choravam e pão aos que tinham fome, para então morrer pelos homens a fim de livrá-los da condenação eterna. Analisando a história da Igrejaprimitiva, percebe-se que a mesma tinha a prática de atuar integralmente em sua missão, mas quando começou a questionar suas doutrinas devido à infiltração de heresias em seu seio, a Missão Integral passou a ser mais teórica do que prática e com o decorrer do tempo, começou a ser motivo de controvérsias e divisões. Independente desses pleitos, muitos homens deram continuidade à visão holística deDeus e da obra de Jesus, levando o evangelho social a todas as nações e sociedades. As abordagens aqui apresentadas procuram incentivar a Igreja, corpo de Cristo, a cumprir a Missão Integral, atingindo o homem todo com o evangelho todo.

INTRODUÇÃO

Ao ver o ser que criou à Sua imagem e semelhança caído de sua dignidade, Deus Pai foi impelido, por Seu próprio amor, a restaurar esseSeu filho amado: mesmo sabendo que o homem havia pecado, veio ao encontro deste, como sempre o fazia ao cair da tarde, para conceder a restauração emocional (Gn 3.8); providenciou a restauração espiritual ao prometer o Redentor (Gn 3.15), e ao confeccionar vestes, executando o primeiro sacrifício pelo pecado, restaurou o social (Gn 3.21). Mesmo que esses atos não tenham realizado uma restauraçãocompleta no homem, pois somente se concretizará no paraíso eterno, Deus está dando o exemplo primeiro de uma ação de restauração integral.

Esse ato holístico de Deus tem sido equivocadamente particionado pela Igreja onde, geralmente, a restauração espiritual tem lugar único em detrimento das restaurações emocional e social, que ficam relegadas a um plano para-eclesiástico, ou quandofeitas, limitam-se à prática de algumas poucas “boas obras”.

No decorrer da história da humanidade, as boas obras vieram tomando mais espaço nas igrejas e entre todas as nomenclaturas que recebeu, chegou à contemporaneidade com a designação de Missão Integral. Mas Missão Integral não se restringe a, simplesmente, fazer obras de caridade. Muitas igrejas crêem que estão fazendo MissãoIntegral ao doar roupas ou alimentos aos carentes, quando na realidade estão longe de compreender o correto significado dos termos que regem a Missão Integral.

Diante desse desconhecimento e equívoco, a presente monografia procura refletir sobre a missão da Igreja, destacando a sua integralidade como a melhor forma de promover o reino universal de Jesus Cristo. Para compreender odesenvolvimento da Missão Integral, será apresentado um breve relato histórico, trazendo aspectos e exemplos que contribuíram para a implantação da Missão Integral. Faz-se necessário distinguir Igreja e sociedade para que se possa definir o papel de cada uma e a contribuição que uma oferece à outra. E para finalizar, será destacada a missão primordial que a Missão Integral se propõe a cumprir.O levantamento de dados feito através de pesquisas bibliográficas, possui um caráter teórico-crítico, por meio da leitura e análise de livros, partindo para uma perspectiva teológica do tema, objetivando incentivar o interesse dos líderes e da Igreja de modo geral quanto ao tema proposto. As análises feitas fundamentam-se em três teóricos: John Stott, René Padilla e Robinson Cavalcanti....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Holística
  • educação holistica
  • Educação holistica
  • Educação presencial virtual holística no trabalho
  • A definição e a forma holística na educação para todos
  • EDUCAÇÃO HOLÍSTICA UMA RELAÇÃO ENTRE A GESTÃO ESCOLAR E A ESPIRITUALIDADE.
  • O que é holistica
  • holística

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!