Educação fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO UNICALDAS – DISNEY

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CALDAS NOVAS
2011
BRUNO REIS VICENTE

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial de Educação Física, do 8º ano do Colégio Unicaldas.

CALDAS NOVAS
2011
1. Conceito de esporte.
é uma atividade física ou mental com regras, que envolve habilidade, capacidademotora e que tem como objetivo a competição entre os praticantes.

2. Conceito de Educação Física.
A Educação Física é uma disciplina que auxilia, através de atividades e teoria, o desenvolvimento do ser humano referente a saúde do corpo e da mente.

3. Cite:
a) Quatro esportes coletivos com interação com o adversário e quatro sem interação com o adversário.
Coletivos cominteração: futebol, basquete, vôlei e futsal
Coletivos sem interação: remo, nado sincronizado, rafiting,

b) Quatro esportes individuais com interação com o adversário e quatro esportes individuais sem interação com o adversário.
Individuais com interação: Judô, tênis, peteca, karatê.
Individuais sem interação: natação, salto com vara, corrida com obstáculo, saltoem distância.

4. Escolha um esporte coletivo e individual citado acima e faça sua pesquisa mostrando:
a) A história desse esporte
b) Todas as suas regras
c) Local onde é praticado (ilustrado), com todas as delimitações
d) Todos os fundamentos da modalidade
e) Principais competições ( internacionais e nacionais)

4.1 COLETIVO: FutebolHISTÓRIA:
A atividade mais antiga que se assemelha ao futebol moderno da qual se tem conhecimento data dos séculos III e II a. C. Estes dados são baseados em um manual de exercícios correspondentes à dinastia Han da antiga China. O jogo era chamado ts'uh Kúh, e consistia em lançar uma bola com os pés para uma pequena rede. Uma variante incluía uma modalidade onde o jogador deveria passar peloataque dos seus adversários. Também no Extremo Oriente, embora cerca de cinco ou seis séculos depois do cuju, existia uma variante japonesa chamada kemari, que tinha um caráter mais cerimonial, sendo o objetivo do jogo manter uma bola no ar passando-a entre os jogadores. O kemari até hoje é praticado no Japão, em eventos culturais.
No Mediterrâneo destacaram-se duas formas de jogo: oharpastum, em Roma, e o epislcyros, na Grécia, sobre o qual se tem pouca informação. O primeiro era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha. Os jogadores de cada equipe podiam passar uma pequena bola entre eles, e o objetivo do jogo era enviá-la ao campo contrário. Esta variante foi muito popular entre os anos 700 e 800, e, apesar de tersido introduzida nas Ilhas Britânicas, sua ascensão até o futebol moderno é incerta.
Durante a Era dos Descobrimentos, começou-se a conhecer desportos provenientes do Novo Mundo. Estima-se que o pok ta pok da cultura maia teria 3 000 anos de história.[8] Na Groenlândia também se jogava um desporto que se assemelhava ao futebol, ao passo que o jogo denominado marngrook, da Oceania, tinhacaracterísticas que o assemelhava ao futebol australiano.[9][10] Onde hoje se localizam os Estados Unidos os aborígenes praticavam outros jogos: o pasuckuakohowog na área continental central e o asqaqtuk no Alasca.[
Embora estes jogos tiveram certas características que os assemelham ao futebol e outros desportos variados modernos, a incidência dos mesmos nos desportos atuais édiscutível, já que praticamente não há vínculos dos mesmos com as Ilhas Britânicas, o berço do futebol moderno.
Uma representação do calcio fiorentino durante o século XVII.Nos finais da Idade Média e séculos posteriores desenvolveram-se nas Ilhas Britânicas e em zonas circunvizinhas distintos tipos de jogos de equipe, os quais eram conhecidos como códigos de futebol. Estes códigos foram se...
tracking img