Educação fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1173 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL VILAS LOBO

ALUNA: ANA LETICIA

SERIE: 7º ANO –E Nº: 06

IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FISICA

MANAUS/2011

ESCOLA ESTADUAL VILAS LOBO

A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO FISICA

MANAUS/2011

Introdução

A importância da educação física para o ser humano. Educação física ajuda a fortalecer fisicamente e interiormente dentro da pessoa. É uma auto reforma e amenizaeliminando o excesso do estresse, desenvolve a auto estima e renova a energia positiva eliminando a energia negativa. Por isso quando se é criança e mais cedo aprender a controlar a energia negativa que existe dentro dela (como em todas as pessoas em geral), através dos exercícios físicos e treinamento de esportes, mais cedo ela terá oportunidade de ser uma pessoa sadia não apenas fisicamente, mas tambémmentalmente e psicologicamente.
Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mental e social, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde. No Brasil,o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Desenvolvimento
A atividade física apresenta diversos efeitos benéficos ao organismo, sendo recomendada como uma estratégia de promoção da saúde para a população. Entretanto vários estudosmundiais incluindo o Brasil apontam para um elevado índice de sedentarismo em todos os grupos etários, variando de 50% a mais de 80% na população mundial (MENDES et al., 2006). Atualmente vários estudos têm sido amplamente divulgados e discutidos na literatura científica a respeito dos benefícios da prática da atividade física associados à saúde e ao bem-estar, assim como os riscos que predispõeao aparecimento e ao desenvolvimento de disfunções orgânicas relacionadas ao sedentarismo.Vários estudos destacam que hábitos de atividade física, incorporados na infância e adolescência possivelmente possam transferir-se para idades adultas (GUEDES et al., 2001). De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva a aptidão física para a criança e adolescente deve ser desenvolvida comoprimeiro objetivo de incentivo a adoção de um estilo de vida apropriado com a prática de exercícios por toda a vida, com o intuito de desenvolver e manter condicionamento físico suficiente para melhoria da capacidade funcional e da saúde (ACSM, 2007).
    Devem ser realizados programas escolares focando em mudanças na educação e do comportamento para incentivar o engajamento em atividades apropriadasfora do horário das aulas. Os professores de educação física em especial apresentam um papel de extrema relevância para dar assistência nas formas de integrar outros aspectos da promoção da saúde (bons hábitos nutricionais, não fumar, o perigo das drogas relacionando o esporte, etc.) nas instruções relacionadas à saúde (ACSM, 2007).
    A criança que é fisicamente ativa tem mais chance e se tornarum adulto ativo, destacando o ponto de vista de saúde pública e medicina preventiva, a promoção da atividade física na infância e na adolescência significa estabelecer uma base sólida para a redução da prevalência do sedentarismo na idade adulta, contribuindo desta forma para uma melhor qualidade de vida (LAZZOLI et al., 2007).
    O aumento da obesidade e sobrepeso na população brasileira é...
tracking img