Educação fisica no ambito escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE FOZ DO IGUAÇU - PR




REGINALDO RAMOS ROSA








A IMPORTANCIA DO ESPORTE NO AMBITO ESCOLAR





Trabalho apresentado à professora Márcia Magalhães Angelini da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado da FEFFI – Faculdade de Educação Física de Foz do Iguaçu – PR.A VIVENCIA DO ESPORTE NO ÂMBITO ESCOLAR

INTRODUÇÃO
Embora em decadência no mundo, o esporte praticado na escola ainda é a base de iniciação esportiva na maior parte dos países que se destacam em competições.
Essa decadência está relacionada à concorrência deste com outros centros esportivos, como academias, clubes,escolas especializadas e a própria rua. Contudo, com exceção do esporte de rua, os demais centros esportivos, no Brasil, além de possuírem estrutura limitada para atender o montante de crianças e adolescentes, geralmente, tem um intuito financeiro, o que, impossibilita a participação dos menos favorecidos economicamente. Já o esporte na rua é, por vezes, perigoso, pois, como não há orientação deprofissional capacitado acerca das atividades, estas poderão, a longo prazo, causar danos físicos que comprometerão a qualidade de vida e até mesmo a vida profissional dessas crianças e adolescentes em sua fase adulta.


OBJETIVO
É importante destacar que o esporte de base não serve apenas para se gerar futuros campeões, pois, o esporte é atividade de formação, de saúde, deprevenção de distorções sociais (violência, uso de drogas, etc), uma vez que, trata, essencialmente, do ser humano e de suas relações consigo mesmo, com o outro e com o mundo em que vive.

O ESPORTO COMO FENOMENO SOCIAL
Essa idéia de Esportividade como fenômeno construtor de uma sociedade, tem levado alguns professores de educação física a se questionarem e a tomarem determinadas decisões,repensando a sua metodologia e promovendo uma transformação substancial no ensino do esporte na escola.
Ao visitarmos algumas escolas de ensino publico de Foz, fica mais do que evidente, que a afirmação citada ainda não corresponde à totalidade dos professores. No entanto, percebe-se uma tentativa efetiva por parte de uma pequena parcela dos docentes em fazer, da sua aula, um momento dedesenvolvimento das potencialidades humanas amplas, onde elementos como o mercantilismo do esporte, a discriminação dos negros e da mulher, só para citar alguns exemplos são partes integrantes da metodologia de alguns professores da rede pública de ensino da referida cidade.
Nesse sentido, o professor de educação física, tendo em vista a importância que assume o esporte como conteúdo das suasaulas, precisa refletir cotidianamente sobre a sua ação docente, quando da intenção de fomentar esse fenômeno social, que nos últimos tempos tem assumido uma dimensão bastante significativa em todo o mundo, despertando paixões, emoções e interesses diversos.
E é justamente a dimensão educacional sobre a ótica da concepção histórico crítica que precisa ser cada vez mais valorizada no universoescolar, onde o esporte envolve-se em uma roupagem performática, priorizando os talentosos em detrimento dos "pernas-de-pau", criando:
Uma espécie de dupla pedagogia, pela qual um grupo de alunos, minoritários, está submetido a uma proposta inspirada no esporte de alto rendimento, enquanto o restante, que é a maioria, é desconsiderado pela escola. (RIGOR, 1995, p.90)
Restringe, portanto,o professor, a abordagem do esporte em sua dimensão de desempenho, enfatizando as questões técnicas, aproveitando apenas aqueles alunos que já as dominam, que já sabem o esporte. Nesse sentido, o esporte é ensinado de forma descontextualizada, os rumos da ação pedagógica são caracterizados pela insistência na abordagem do esporte de rendimento, buscando sempre a otimização dos movimentos...
tracking img