Educação fisica na idade contemporanea

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FASB- FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS
IAESB- INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
CURSO : EDUCAÇÃO FISICA
FUNDAMENTOS HISTORICO-CULTURAIS E ATUALIDADES EM EDUCAÇÃO FISICA







EDUCAÇÃO FISICA NA IDADE CONTEMPORÂNEA









BARREIRAS, 2013
FASB- FACULDADE SÃO FRANCISCO DE BARREIRAS
IAESB- INSTITUTO AVANÇADO DE ENSINO SUPERIOR DE BARREIRAS
CURSO :EDUCAÇÃO FISICA

ALEX LENO
GISLAÍNE
MILLENA
WILSON




EDUCAÇÃO FISICA NA IDADE CONTEMPORÂNEA
Trabalho proposto pela Professora
como requisito para obtenção
de nota parcial na 1ª unidade da
materia de Fundamentos Historico-Culturais
e Atualidades em Educação Fisica






BARREIRAS, 2013
Introduçao
A idade contemporânea é o período específico atual da história[->0] do mundoocidental[->1], iniciado a partir da Revolução Francesa[->2] (1789[->3] d.C.[->4]).
O seu início foi bastante marcado pela corrente filosófica iluminista[->5], que elevava a importância da razão[->6]. Havia um sentimento de que as ciências[->7] iriam sempre descobrindo novas soluções para os problemas humanos e que a civilização[->8] humana progredia a cada ano com os novos conhecimentosadquiridos.
Com o evento das duas grandes guerras mundiais o ceticismo[->9] imperou no mundo, com a percepção que nações consideradas tão avançadas e instruídas eram capazes de cometer atrocidades dignas de bárbaros[->10]. Decorre daí o conceito de que a classificação de nações mais desenvolvidas e nações menos desenvolvidas têm limitações de aplicação.
Atualmente está havendo uma especulação a respeitode quando essa era irá acabar, e, por tabela, a respeito da eficiência atual do modelo europeu da divisão histórica.













IDADE CONTEMPORANEA
Os primeiros sistemas regulares de educação física, elaborados com certa ordenação e obedecendo a determinados princípios pedagógicos, apareceram a partir da segunda metade do século XVIII, com Basedow (1723-1790), Ling ( 1776-1839) eAmorós (1770-1848), dando importância aos exercícios ginástica. Dles surgiram, na Europa ocidental, tres grandes movimetnos doutrinarios que, fechados em seus principios e influenciados pelo fator politico, persistirem em seus antagonismos ate o II Grande Conflito Mundial, aproximadamente. Tais movimentos _ do Centro, Norte e do Oeste – tiveram seus principais centros culturais sediados,respectivamente, na Alemanha, Suécia e França. Com conceituaçao diferente dos sistemas citados manisfestou-se na Inglaterra, devido ao pionerismo de Arnold (1795-1842), a pratica dos jogos desportivos.
Outros sistemas, enquadrados pedagogicamente, surgiram mais tarde, baseados em determinadas predominancias, como o exercicio natural, o exercicio construido, o desporto, a musica e ultimamente, apsicomotricidade.
Suplantando a ginastica, na atualidade, grande é o movimento desportivo mundial, nem sempre ajustado no quadro educacional, pelos aspectos de carater profissional, politico ou espetacular.
A influência na nossa ginástica localizada começa a se desenvolver na Idade Contemporânea e quatro grandes escolas foram as responsáveis por isso: a alemã, a nórdica, a francesa, e a inglesa.A ESCOLA ALEMÃ
Na Alemanha, a ginastica surge para atingir particularmente a defesa da pátria, uma vez que este país, no inicio do século XIX, nao havia ainda realizado a sua unidade territorial. Era preciso, portanto, criar um forte espirito nacionalista para atingir a unidade a qual seria conseguida com homens e mulheres fortes, robustos e saudaveis.
Acreditavam os idealizadores daginastica alemã que este “espirito nacionalista” e este “corpo saudavel” poderiam ser desenvolvidos pela ginastica, construida a partir de “bases cientificas”, ou seja, das ciencias que dominavam a sociedade da epoca: a biologia, a fisiologia e a anatomia.
Guts Muths, um dos fundadores da ginástica na Alemanha, assim se expressava sobre o que deve dar fundamento à ginática:
“eu bem sei que uma...
tracking img