Educação Fisica na Grécia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1442 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Origem da educação física história da educação física relaciona-se com as Ciências que estudam o passado e o presente das atividades humanas e a sua evolução. O homem, condicionado à situações de ser pensante, desempenhou, em todas as etapas da vida, um papel importante na história da educação física, a qual se propõe a investigar a origem e o desenvolvimento progressivo de suas atividadesfísicas, através do tempo: sua importância, as causas de seu apogeu e da sua decadência.
 
A civilização grega marca o início de um novo ciclo na História com o nascimento de um novo mundo civilizado, agora o ocidental. É o descobrimento do valor humano, da sua individualidade e o início autêntico da história da Educação Física. A filosofia pedagógica que determinou os caminhos a serem percorridospela educação grega tem o grande mérito de não divorciar a Educação Física da intelectual e da espiritual. considerando que o homem é somente humano enquanto completo. Apesar de não ter o mesmo peso em todo o decorrer da sua história, as atividades físicas sempre puderam ser consideradas como elemento característico na escalada cultural do povo helênico, em qualquer dos seus momentos. O primeirodesses momentos foi consignado pelos poemas de Homero (Ilíada e Odisséia). A educação desta fase (1200/800 a.C), embora não possuísse uma organização institucionalizada, presumia o ideal da sabedoria e da ação; aquela era representada por Ulisses, esta por Aquiles. A origem dos famosos Jogos Gregos - entre eles, os Olímpicos - está situada neste período e materializada nos "jogos fúnebres''. Entreestes destacam-se os que foram mandados celebrar por Aquiles em homenagem a seu amigo Pátroclo, morto por Heitor. Estes Jogos constaram de oito provas: corrida de carros, pugilato, luta, corrida a pé, combate armado, arremesso de bola de ferro, arco e flecha e arremesso de lança, demonstrando o ecletismo a que estavam submetidos os atletas-heróis nesse período. A par dos exercícios que levassem a umbom desempenho atlético da aristocracia guerreira, grande privilegiada dessa época, aprendiam também as artes musicais e a retórica. Em se tratando de tempos heróicos, a educação era marcadamente guerreira. Tinha como traço essencial o mais alto ideal cavalheiresco (aretê) e o desejo de ser sempre o melhor (agonística), que vieram a caracterizar o povo grego. O momento que se segue ao homérico é ochamado histórico (800/500 a.C), com a formação das cidades-estados. Dentre estas, Esparta e Atenas, representando o jogo de antagonismos ideológicos fadado a definir a evolução político histórica da Grécia Antiga. Esparta, a cidade mais desenvolvida neste período, representa uma espécie de anti-humanismo grego. Os seus ideais totalitários levavam os cidadãos a um devotamento ao Estado e a umasubordinação absoluta à vontade dos superiores. A educação espartana pode ser analisada como um prolongamento da que existiu na época homérica. Perpetuava a formação cavalheiresca, militar e aristocrática, com um sensível desprezo pelo aspecto cultural, este tomado no seu sentido mais amplo. Estado guerreiro - todos deviam ser soldados - alimentava uma política de eugenismo que outorgava a umacomissão de anciãos o direito de condenar os nascidos raquíticos e disformes. Suas mulheres eram formadas robustas, enrijecidas moral e emocionalmente, prontas a cumprirem o seu papel de reproduzir espécimes perfeitos em nome do melhoramento da raça.
Nessa época surgem os grandes Jogos Gregos, dos quais participava toda a comunidade helênica: Píticos, Nemeus, ístmicos e, especialmente, os Olímpicos,criados em 776 a.C, em homenagem a Zeus. Estes jogos eram festas populares e religiosas, que envolviam, além de competições atléticas, provas literárias e artísticas. Os gregos possuíam cidades que eram estados independentes. Somente três situações marcavam um espírito verdadeiramente nacional: a iminência de um perigo externo, a religião e estas formidáveis festas esportivas. Por ocasião da...
tracking img