Educação física

Páginas: 6 (1330 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
Detecção de características específicas da articulação do joelho que podem limitar a atividade física em portadores da síndrome de down no DF

Detection of knee joint specific characteristics that can limit 
the physical activity in down syndrome citizens of DF

Resumo
    [INTRODUÇÃO] Algumas alterações músculo-esqueléticas na articulação do joelho podem impedir ou aumentar o risco delesão em sujeitos que procuram se exercitar. Os deficientes mentais portadores da Síndrome de Down (SD) possuem algumas características específicas. Desta forma, a pesquisa consiste na comparação da estrutura do joelho de sujeitos portadores da SD e sujeitos normais. [MATERIAL E MÉTODO] Este estudo utilizou o método epidemiológico analítico transversal.

Summary
    [INTRODUCTION] Somemuscle-eskeletical alterations in the knee joint can hinder or increase the risk of injury in citizens that want to exercise themselves. The mental deficients that carrier down syndrome (DS), have some specific characteristics. This research consists on the comparation of the knee structure between citizens with down syndrome and normal citizens. (MATERIAL AND METHOD) This study used the transversalepidemiological method.

1. Introdução
    A articulação do joelho sofre sobrecarga de todo o corpo humano, no entanto é uma articulação relativamente instável em função da sua estrutura, sofrendo muitas vezes desgastes e até traumas que são, muitas vezes, precipitados pela execução de atividade física. A atividade física é importante para a prevenção de doenças e para o bem-estar biopsicosocial. Assim,esta pesquisa procura verificar a integridade da articulação do joelho de indivíduos Síndrome de Down (SD) que possuem característica que podem predispor a lesões (como hipotonia muscular, frouxidão ligamentar e geno valgo), e compará-los aos sujeitos normais que não tem tais fatores genéticos.
    A importância de se avaliar a articulação do joelho de sujeitos portadores da SD e sujeitos normaisteve o intuito de observar e comparar se há maior risco de lesão nos portadores de Síndrome de Down em decorrência das características já citadas. É importante ressaltar que todos os sujeitos da pesquisa têm a mesma faixa etária. Foram analisados com maiores detalhes os membros inferiores, pois estes suportam o peso corporal e qualquer desvio dos mesmos pode levar a um desgaste articularcompensatório, que em muitos casos intervém não só na realização de exercícios, que são importantíssimos para estas pessoas, como também em suas atividades de vida diária (AVD´s).

1.1. Objetivo geral
    O presente estudo visa verificar a presença de alterações músculo-esqueléticas na articulação do joelho de portadores da Síndrome de Down e sujeitos normais, relacionando e comparando limitações naatividade física.
1.2. Objetivos específicos
• Através de avaliações específicas obtêm-se informações sobre características músculo-ligamentares-esqueléticas dos membros inferiores, avaliando as incapacidades e/ou suas chances de surgimento;
• Verificar se há diferença na estrutura que envolve o joelho dos portadores da Síndrome de Down, descritas em literatura, comparando com os sujeitosnormais façam exercícios físicos ou até mesmo melhorando suas AVD's, se estas estiverem prejudicadas em decorrência de uma possível deformidade;

1.3. Hipóteses
a. Alterações na estrutura do joelho são conseqüência da frouxidão ligamentar e hipotonia muscular;
b. Deformidade no joelho dificulta a função fisiológica músculo-esqueléticas dos portadores de síndrome de Down;
c. Adiferença entre portadores de Síndrome de Down e sujeitos normais não são significativas quanto a deformidades no joelho.

1.4. Justificativa do estudo
    A articulação do joelho, que sofre o impacto do corpo todo na posição ortostática, é indispensável na deambulação do indivíduo, se houver alguma alteração em sua estrutura, pode ocorrer desgaste articular que conseqüentemente pode ocasionar uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As qualidades fisicas na educaçao fisica
  • Educação física
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • Educação fisica
  • educação física
  • Educação Física
  • educação física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!