Educação física e o conceito de cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – CEF/CAMEAM/UERN

FRANCISCO WILSON FILGUEIRA

RESUMO DO LIVRO: EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONCEITO DE CULTURA

PAU DOS FERROS – RN
2011
FRANCISCO WILSON FILGUEIRA

RESUMO DO LIVRO: EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONCEITO DE CULTURATrabalho apresentado ao Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e sob a tutela do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, como requisito parcial de avaliação da Disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico, ministrada pela professora Ms. Maria Ione da Silva.

PAU DOS FERROS - RN
2011
INTRODUÇÃO

O presentetrabalho representa o resumo do livro “Educação Física e o Conceito de Cultura” de Jocimar Daolio. Descreverei aqui um relato minucioso do mesmo.
Este resumo será relatado obedecendo a seqüência do livro – que analisa o tratamento dado à “cultura” por autores e obras da Educação Física Brasileira Contemporânea – que é dividido em dois capítulos: o primeiro capítulo apresenta tópicos dosautores Go Tani, João Batista Freire, Elenor Kunz, Valter Bracht, Mauro Betti e um Coletivo de Autores, mostrando suas concepções e publicações sobre a interação da Cultura com a Educação Física Escolar, bem como suas abordagens sobre o tema; e o segundo capítulo revela a busca de uma desordem da educação física, através dos pensamentos desses mesmos autores, na tentativa de fugir da ordem impostapela tradição da sociedade brasileira ao longo dos anos.
Em todo o livro se vê claramente a preocupação do autor em mostrar, através de diversas citações oriundas de pesquisas realizadas, sua dedicação pela busca de um conhecimento mais profundo, capaz de convencer o leitor do que se propõe a defender.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Daolio, a tentativa dos vários estudiosos da educação físicaé de compreender as diversas manifestações corporais do ser humano, considerando a perspectiva cultural, o que transparece ser a área que estuda e atua sobre a cultura corporal do movimento.
Assim, no primeiro capítulo, Go Tani defende uma abordagem desenvolvimentista, onde o movimento é o objeto de estudo e aplicação da educação física. Desse modo, para que a educação física escolar atenda asreais necessidades e expectativas das crianças, ela precisa compreender aspectos do crescimento, do desenvolvimento e da aprendizagem, para com isso, propiciar à criança a aquisição de habilidades motoras básicas, facilitando o aprendizado posterior das habilidades mais complexas. Sendo assim, as aulas de educação física deveriam propiciar condições para a aprendizagem de movimentos, com conteúdossobre o conhecimento dos processos de crescimento, desenvolvimento e a parte motora, havendo uma relação direta entre essas fases e as tarefas propostas às crianças, garantindo ainda a apreensão de conteúdos culturais relacionados à dimensão corporal, que são o jogo, a ginástica, o esporte, a dança e a luta. Também, considerar processos de ensino diferenciados, localizados no tempo e no espaço,sendo influenciados por várias dinâmicas culturais estabelecidas, para atingir a todos os alunos.
João Batista Freire opta por uma abordagem construtivista-interacionista. Primeiro ele chama a atenção da escola tradicional, que tem optado por deixar a criança imóvel, na expectativa de que ela aprenda conceitos teóricos de forma disciplinar, castrando a liberdade e a criatividade dessacriança; e em segundo plano ele enfatiza que a tarefa da educação física é desenvolver as habilidades motoras, num contexto de jogo e brinquedo, a partir do universo da cultura infantil que a criança possui. Porém, que esse jogo e brinquedo dentro da escola levem a formação de noções lógicas como, seriação, conservação e cooperação, e que sejam considerados como facilitadores ou estimuladores do...
tracking img