Educação física e o conceito de cultura

Páginas: 8 (1883 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONCEITO DE CULTURA

RESUMO

O termo “cultura” parece definitivamente fazer parte da educação física, pois os currículos dos cursos de graduação em Educação Física somente há pouco tempo vem incluindo disciplinas próprias das ciências humanas as quais estão sendo úteis para a discussão cultural na área e não causa mais polêmica afirmar que a educação física lida comconteúdos culturais.
Antigamente o corpo era somente visto como conjunto de ossos e músculos e não expressão de cultura, ou seja, a educação física era vista exclusivamente como área biológica. Segundo Daolio, a cultura é o principal conceito para a educação física porque todas as manifestações corporais humanas são geradas na dinâmica cultural, desde os primórdios da evolução até hoje e o termo“cultura” ainda é confundido com conhecimento formal ou utilizado de forma preconceituosa.
A partir disso pode-se perceber que o sistema cultural está sempre em mudanças e o profissional de educação física não atua sobre o corpo ou com o movimento propriamente dito e/ou o esporte e a ginástica, ele trata do ser humano nas suas manifestações culturais relacionadas ao corpo e à sua psicomotricidade.
Acrítica que Daolio faz em relação à utilização da expressão “cultura” pelos autores da educação física parte do olhar da antropologia social e ele destaca dois autores, a saber:
• Marcel Mauss: antropólogo francês, considerado um dos pais da antropologia moderna e que Daolio considera dois conceitos importantes: fato social total que propunha uma totalidade na consideração do ser humano; e astécnicas corporais que define técnicas corporais como as maneiras pelas quais os seres humanos, de forma tradicional e específica, utilizam seus corpos.
• Cliflord Geertz que também parece fundamental para a revisão do papel da educação física. Geertz defende uma proposição de cultura eminentemente simbólica. Para ele, a cultura é pública, porque o significado é público. Para Geertz, acultura é a própria condição de vida de todos os seres humanos e critica a concepção chamada por ele estratigráfica a qual divide o ser humano em duas camadas e refuta essa visão, defendendo a chamada concepção sintética, na qual todas as dimensões estão presentes no comportamento humano.

Ao reunir a contribuição desses dois autores, é notória a possibilidade de ampliar sobremaneira o olharsobre a educação física e sobre o olhar desta em direção ao ser humano.
Na verdade é que o estudo de alguns autores da antropologia social permite considerar pontos importantes estudados pelas ciências humanas. De fato, não se pode negar o avanço recente da educação física brasileira com base em conhecimentos das ciências humanas, não só da antropologia, mas também da história, da sociologia, daciência política e outras.

A “CULTURA” NA EDUCAÇÃO FÍSICA

A tentativa atual de vários estudiosos da educação física parece ser a de compreender as manifestações corporais humanas considerando a perspectiva cultural. Ainda que os principais autores da educação física defendam propostas diferentes, todos se referem à cultura porque a dimensão cultural é central para a educação física, mas queembute sentidos equivocados ou incompletos.
Daolio restringe em sua análise alguns autores tais como: Go Tani e grupo (1988) João Batista Freire (1989), Eleonor Kunz (1991, 1994) e o grupo autodenominado coletivo de Autores (1992).

1 – A CULTURA EM GO TANI

Go Tani e grupo defendem que a educação física pode ser estudada a partir de abordagens macroscópicas decaracterísticas filosóficas e administrativas e também com base em abordagens microscópicas que se originam do estudo das características dos alunos em diferentes níveis de análise, visando a estruturar um plano de trabalho. Como se vê, a dimensão cultural aparece como conseqüência dos níveis geneticamente determinados, colocados hierarquicamente como anteriores e básicos no processo de desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação física e o conceito de cultura
  • EDUCAÇÃO FISICA E O CONCEITO DE CULTURA
  • Educação física e o conceito de cultura
  • “Educação Física e o Conceito de Cultura”
  • Educação física e o conceito de cultura
  • Conceitos de educação e cultura
  • Educação em saúde e o conceito de cultura
  • Conceitos Básicos Educação Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!