Educação física e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 24 (5862 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Motriz, Rio Claro, v.9, n.1, p. 31 - 39, jan./abr. 2003

Educação Física e Linguagem: Algumas Considerações Iniciais. 1
Maria Fernanda Telo Ladeira Suraya Cristina Darido
Universidade Estadual Paulista – Rio Claro SP
Resumo – Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio classificaram a Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, juntamente com asdisciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Informática e Arte. Porém, o texto dos PCNs não trata, de modo aprofundado, das possibilidades da Educação Física enquanto linguagem. Assim, o objetivo do presente estudo foi o de investigar as possibilidades da Educação Física enquanto linguagem. Buscou-se através de ampla Revisão de Literatura e entrevistas com professores da áreacompreender os desdobramentos desta investigação no campo da Educação Física no Ensino Médio. Concluiu-se que a Educação Física deve e pode ser considerada uma linguagem. Tratar a Educação Física como linguagem é um tema de enorme complexidade, porém possibilidades e metodologias podem ser indicadas. Palavras-chave: educação física escolar; ensino médio e linguagem.

Physical Education and Language:some Initial Considerations.
Abstract – The National Currricular Parameters (PCNs) to High School classified Physical Education into Languages, codes and its technologies area, with the school discipline of Portuguese, Modern Foreign Language, Computing and Arts. However, PCNs' text doesn't describe a deep study of the possibilities of Physical Education as a language area. Then, the purpose ofpresent study was to investigate these possibilities; searched through of wide revision of literature and interview with teachers of the area to understand the display of these investigations in the High School Physical Education. It was concluded that the Physical Education can and must be considerated as a language. Treating the Physical Education as a language is a theme of an enourmouscomplexity, but possibilities and metodologies can be indicated. Key Words: physical education; language; high school.

Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio classificaram a Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, juntamente com as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Informática e Arte. As competências desta áreasão as seguintes: analisar, interpretar e aplicar os recursos expressivos das linguagens. O texto dos PCNs, área de Educação Física, não trata, de modo aprofundado, das possibilidades da Educação Física na escola, enquanto linguagem. O documento “Parâmetros Curriculares Nacionais” (BRASIL, 1999)
1

propõe a interatividade, o diálogo, a construção de significados na, pela e com a linguagem. Poucostrabalhos na área de Educação Física Escolar têm buscado investigar estas relações, ou quando as tratam, como no livro Metodologia do Ensino de Educação Física (1992), não o fazem de modo abrangente e sistematizado. Assim, este estudo buscará efetuar estas aproximações, ou seja, a Educação Física na escola e suas interfaces com a questão das linguagens. A linguagem tem sido objeto de estudo daFilosofia, Psicologia, Sociologia, Epistemologia, História, Semiótica, Lingüística, Antropologia, etc. A linguagem, pela sua natureza, é transdisciplinar e exige dos

Houve apoio financeiro da FAPESP (processo no. 01/11049-3) para a realização deste estudo. Este trabalho é derivado de monografia apresentada no ano de 2002 ao Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Júlio deMesquita Filho” – Campus de Rio Claro, para obtenção do grau de Licenciatura em Educação Física.

M. A. T. Ladeira & S. C. Darido

professores essa perspectiva em situação didática, o que amplia a necessidade da discussão na Educação Física (BRASIL, 1999). Na década de 70 foram lançados os guias curriculares que já incluíam a Educação Física na área de comunicação e expressão e considerava a...
tracking img