Educação especial

Páginas: 6 (1259 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
EDUCAÇÃO ESPECIAL

Acadêmica Miranda Aparecida Batista Schug

Professor-Tutor Externo Bella
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Art0024) – Prática do Módulo II
04/12/10

RESUMO

A Educação Especial Inclusiva tem sido bastante debatida, especialmente após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais – A Declaração de Salamanca (1994), esse é umgrande avanço, mas o desafio é ainda maior, por em pratica todo o conteúdo desse documento requer muito mais que Leis para normatizá-los, é preciso profissionais qualificados, corações abertos ao processo, é preciso amor ao próximo.

Palavras-chave: Educação Especial. Educação Inclusiva. Desafio.

1 INTRODUÇÃO

A Educação de alunos com necessidades educacionais especiais queultimamente tem se voltado para à Educação Especial Inclusiva tem muitos obstáculos a serem superados, o presente trabalho apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação Inclusiva, os prós e os contras desse processo.

O argumento aqui apresentado é de que a Educação Inclusiva precisa de suporte para implementar essa proposta tão importante, pois a educação é umdireito de todos, sem exceção, conforme orienta a Declaração de Salamanca/Espanha (1994, Conferencia Mundial Sobre Educação Especial, UNESCO) que defende uma sociedade igualitária, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam apresentar.

Para atender esses alunos especiais o professor deve primeiramente entender as manifestações clínicas da deficiência mental, deveestar preparado para poder recebê-los. A escola tem que se adaptar desenvolvendo habilidades diferenciadas para cada caso, evitando a padronização.

2 EDUCAÇÃO ESPECIAL

Segundo Scotti (1999, p.20), “a educação deve ser, por principio liberal, democrática e não doutrinária. Dentro dessa concepção o educando é, acima de tudo, digno de respeito e do direito à educação de melhorqualidade”.

A Constituição Federal prevê: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (art. 205)

Segundo estas citações a educação especial segue os mesmos princípios da educação geral, ouseja, a principal preocupação é a preparação para a vida em sociedade, promovendo o desenvolvimento do potencial das pessoas com deficiência, formando cidadãos conscientes e participativos.

3 EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Segundo Sassaki (1997), a inclusão é “um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e,simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade” (p.41)

A Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispões sobre o apoio às pessoas com deficiência e a sua integração social, e estabelece em seu art. 2º, Alínea I sobre a área da educação, que resumidamente estabelece o seguinte:
- Os estudantes portadores de deficiência devem ser atendidos em salas comuns;- Haverá habilitação e reabilitação de profissionais da educação;
- A educação especial deve ser obrigatória e gratuita;
- Todos os portadores de deficiência terão direito aos benefícios conferidos aos demais alunos.

A educação inclusiva deve oferecer aos portadores de deficiência as mesmas condições e oportunidades oferecidas aos demais alunos, respeitando as suasdiversidades, para tanto deverá adaptar a sua proposta curricular, obter serviço de apoio integrado por professores e técnicos qualificados, propiciar à ampliação de acesso, perceber que as crianças podem aprender juntas mesmo tendo objetivos e processos diferentes.

3.1 O DESAFIO

A escola enfrenta um grande desafio, o de ensinar com qualidade todos os alunos respeitando todo tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação especial
  • educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação especial
  • Educação Especial
  • educação Especial
  • Educação especial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!