Educação especial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FATEP: FACULDADE TEOLÓGICA DO PARÁ

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

JOSÉ RICARDO TAVARES

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Maria Zuleide F. Souza

Samuel Duarte

Maria Raimunda C. Pereira

Marielma A. Rodrigues

Silene Barbosa da Silva

Eunicéia Rodrigues

Maick dos S. Barbosa

Valéria Félix da Silva

Novo Repartimento – PA

Maio 2011

FATEP: FACULDADE TEOLÓGICA DOESTADO DO PARÁ

CURSO: PEDAGOGIA

TURMA: “A”

Trabalho apresentado à disciplina:

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, apresentado

Pelo professor: José Ricardo Tavares

Como Requisito de avaliação

Novo Repartimento – PA

Maio 2011

INTRODUÇÃO

A realização da educação especial visa adquirir experiência e o desenvolvimento em atender alunos comnecessidades educacionais, visando o procedimento do professor em relação ao aluno para tentarmos buscar experiências, novos conhecimentos, e nos prepararmos para enfrentar dificuldades que certamente surgirão e como superá-las.

Face ao exposto, faz-se necessário a realização do trabalho de profissionais como o pedagogo, com experiência em orientação e educação escolar, intérpretes de sinais(libras) e professor-intérprete em Braille, visando uma educação mais crítica, dinâmica e inclusiva.

A educação inclusiva é hoje um dos desejos de uma sociedade que ainda estigmatiza e discrimina seus especiais. O maior desafio é transformar a mentalidade preconceituosa instalada desencadeando um movimento coletivo ao longo dos anos, através da ação de profissionais da educação, mudar ereverter esse quadro.

Para incluir, destacamos que a inclusão das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais é benéfica.

No entanto, a inclusão escolar não é um procedimento rápido, automático, e sim um processo gradativo, além de ser responsabilidade de toda sociedade, que deve sentir-se comprometida, viabilizando assim, a plena integração do indivíduo.

EDUCAÇÃOESPECIAL

A educação especial é o ramo da educação que ocupa-se do atendimento e da educação de pessoas com deficiência, em instituições especializadas, tais como: escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.

A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino. Nesta abordagem, as demais necessidades educativas especiaisque não se classificam como deficiências não estão incluídas. A educação especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto outras se dedicam a vários.

O ensino especial tem sido alvo de críticas por não promover o convívio entre as crianças especiais eas demais crianças. Por outro lado, a escola direciona para a educação especial, materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.

A educação especial denomina tanto uma área de conhecimento quanto um campo de atuação profissional. De um modo geral, a educação especial lidacom aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não tem sido ocupação do sistema de educação regular, porém entrada na pauta nas últimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva.

Historicamente a educação especial vem lidando com a educação e aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e procedimentos usados pela educação regular. Dentro de talconceituação, inclui-se em educação especial desde o ensino de pessoas com deficiência sensoriais, passando pelo ensino de jovens e adultos, até mesmo ensino de competências profissionais. Dentre os profissionais que trabalham ou atuam em educação especial estão: o educador, físico, professor, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional. Sendo assim, é necessário antes de tudo,...
tracking img