Educação escolar: politica,estrutura e organozação/josé carlos libaneo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A INCLUSÃO SOB A ÓTICA DA GLOBALIZAÇÃO: DUAS LEITURAS E VÁRIAS CONSEQUÊNCIAS

A autora Mônica Pereira dos Santos, no seu artigo apresenta duas leituras da globalização: uma de modelo humanista que a participação é de forma democrática e outra que segue os padrões político partidário que envolve os interesses econômicos. Dentro dessas duas leituras será feita analises na questão do processo deinclusão de portadores de deficiência na rede regular de ensino. Fazendo algumas considerações sobre o nosso papel ativo direta ou indiretamente implicado no processo de inclusão.
Num âmbito geral a autora analisa várias obras e suas implicações de ambas as leituras da inclusão e a globalização.
As globalizações

Se fala muito em globalização, e dificilmente conseguimos defini-la.Mas com aglobalização não existem fronteiras a política recebe interferências mundiais as nações foram aproximadas e as globalizações passam-se por diversas formas de organizações ( educacional, econômicas, trabalhistas, entre outras) sendo assim, passa a ter dois significados. Humanista que sua temática é a igualdade entre as pessoas e a significado economicista que suas informações dão margem ainterpretações parciais de modo a fornecer o interesse “econômico”.
Globalização no sentido humanista

Na globalização humanista há igualdade entre os seres humanos, a diversidade e a pluralidade é respeitada .Vivemos numa “aldeia global” como já pregava nos anos 60 Herbert Marshall McLuhan, (o profeta da era eletrônica) para ele a experiência humana é plural e difusa, mas criticou o que chamou de tradiçãoescrita da sociedade, já que para ele a essa tradição limitava a concepção do mundo ao ser humano a algo somente visual.
Ler superficialmente um texto para McLuhan, limitava o leitor a absorver menos conhecimento se comparando com as experiências relatadas verbalmente que poderiam conferir mais experiências. Para ele o homem passou aceitar idéias prontas e a reverter essas situações o homemprecisava se valer da globalização na era industrial e dos diversos meios de comunicação (rádio, TV, computador), para expressar seus conhecimentos.
Já naquela época Herbert destacou a importância dos diversos meios de comunicações , para haver a globalização no aspecto humanista que preze pelo respeito e igualdade das diferenças.
O avanço das telecomunicações , a tecnologia de informação, e aconsolidação de uma nova ética foram dois fatos importantes á áreas da vida humana, em especial á educação, que em todos os aspectos passaria por mudanças, ficaria bem equipada, com mais variedade e qualidade de ensino sendo uma mediadora democrática de debates , visões e revisões, dessa forma contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e crescimento intelectual humano.
Globalização nosentido economicista

Nesse ponto de vista as propostas liberais são reinterpretadas para atender os interesses econômicos.
Segundo Macridis (1992) o liberalismo possui três núcleo: o núcleo moral, que é atribuído aos valores e de direitos humanos; o núcleo político que confere ao homem os direitos políticos como direito de votar, de participar da vida político da sua cidade ou no seu país; e onúcleo econômico ou individualismo econômico ou ainda capitalismo que diz a respeito da iniciativa livre os indivíduos nos seus direitos de comprar ou vender.
A igualdade de valores e direitos e o respeito ás diferenças também são características da globalização economista e que passa por uma re- leitura para que se priorize o econômico.
Com o avanço das telecomunicações e da informaçãoredefine a perspectiva economista a noção de mercado e de trabalhador e a educação passam por adaptações.
Na economia o rápido processamento de informações tornou-se fator de suma importância. O desenvolvimento de uma comunidade depende dos conhecimentos adquiridos. Levantando assim duas questões: quem tem real possibilidade de acesso á toda essa tecnologia? Quem tem condições de desenvolvê-la e...
tracking img