Educação escolar: política, estruturas e organização

Resumo: do livro sobre a Educação Escolar: política, estruturas e organização da pag., 300 a 308

Os Objetivos da escola e as práticas de organização e gestão.

A escola é uma instituição com oobjetivo explícito: desenvolver as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos por meio da aprendizagem de conteúdos, para se tornarem cidadãos participantes na sociedade em que vivem.
Oobjetivo principal da escola é a aprendizagem dos alunos, tarefa da atividade docente, que por sua vez estabelece uma interdependência com a organização escolar e a gestão do trabalho escolar.
Aorganização e a gestão são meios para atingir as finalidades do ensino.
Uma escola bem organizada e bem administrada faz a diferença na qualidade da aprendizagem escolar dos alunos, bem como o trabalhoem equipe entre professores e a equipe pedagógica, num bom ambiente de trabalho.
Todo esse processo democrático só faz sentido se estiver diretamente associado à melhoria das metodologias de ensinoe aprendizagem.
Os objetivos educacionais decorrem de demandas que a sociedade apresenta às escolas nos âmbitos: econômico, político, cultural, do mercado de trabalho e do exercício da cidadania,concretizado no currículo da escola o qual, por sua vez, é efetivado por meio de atividades de ensino.
A realização bem sucedida do trabalho escolar depende da integração e a articulação bem sucedidaentre o trabalho docente e a gestão escolar, com a elaboração de projetos pedagógicos, ações de formação continuada do professor, formas de avaliação da escola e do desenvolvimento, orientaçãopedagógica por parte da coordenação pedagógica.
A organização escolar funciona com base em dois movimentos inter-relacionados:
 de um lado a estrutura e a dinâmica organizacional atuando na produção deidéias, nos modos de agir, nas práticas profissionais dos professores;
 de outro lado, estes são participantes ativos na organização, contribuindo com a definição dos objetivos e com sua formulação....