Educação em libras

Páginas: 25 (6108 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
A IMPORTANCIA DA LINGUA DE SINAIS NA ESCOLA REGULAR
Por adriana costa do nascimento

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO DO SURDO NA ESCOLA REGULAR.

Adriana Costa do Nascimento*
Carmem da Silva Mascarenhas*

RESUMO

Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância da língua de sinais na educação dos surdos em classes regulares. Para a realização desta, foi feito umapesquisa bibliográfica para reflexões, estudo e embasamento sobre os assuntos pertinentes ao tema apresentado, destacando-se analises acerca da língua de sinais e suas caracterização do surdo desde a perda auditiva até a formação de sua identidade cultural surda, bem como no desenvolvimento cognitivo e participação no contexto das escolas normais no processo de escolarização destes alunos. Comometodologia optou-se por um estudo de campo dentro de um enfoque qualitativo e quantitativo onde foram aplicados questionários com 30 professores em três instituições de ensino no município de Salvador-Ba. Através das respostas desses educadores, com suas respectivas opiniões pode-se observar suas dificuldades comunicativas com estes sujeitos, confirmando-se a grande importância do uso desta forma delinguagem na educação dos surdos em escolas regulares, evidenciando-se a necessidade de uma educação bilíngüe que valorize a língua natural do surdo, dando condições para que este possa desenvolver-se para a vida social, a cidadania e para o trabalho.

Palavras – chave: Língua de Sinais, Educação dos Surdos, Escola Regular.

INTRODUÇÃO

Discutir sobre a educação dos surdos e como ela deveacontecer no contexto escolar têm sido motivos polêmicos, pois não basta somente que seja incluído em classes normais, mas principalmente que seja atendido nas suas necessidades lingüísticas.

Postos à margem das questões sociais, culturais, e educacionais os surdos não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. A definição desse sujeito comoum ser deficiente e, portanto incapaz, deve-se não somente à forma incompreensiva da sociedade analisar a surdez, mas principalmente devido a um atraso na aquisição da linguagem que os surdos têm no seu desenvolvimento, já que, na maioria das vezes, o acesso a ela é inexistente.
Esse atraso envolve todos os aspectos da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos portadores de surdez,provocando dificuldades de desenvolver abstração de conceitos, prendendo o surdo às situações puramente concretas. Sabe-se que a criança percebe o mundo através da linguagem, que se converte em parte essencial do seu desenvolvimento global. A linguagem planeja e regula as ações humanas e é uma evolução dos primeiros intercâmbios sociais e comunicativos.

A maioria das crianças surdas não tem acesso aeste mecanismo de desenvolvimento. Como então aprendem? Como se comunicam? Como se desenvolvem? Como se dá sua aprendizagem?

Diante de tais reflexões esta pesquisa tem como objetivo evidenciar a importância da língua de sinais na educação do sujeito surdo em classes regulares. A utilização da língua de sinais vem sendo reconhecida como caminho necessário para uma efetiva mudança nas condiçõesoferecidas pela escola no atendimento escolar desses alunos, por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam não de forma oral, mas visual. Esse tipo de linguagem, assim como a oral possui riquezas lingüísticas e oferece as mesmas possibilidades de constituição de significados, além de cumprir um papel fundamental na educação dos surdos, não podendo ser ignorado pelaescola no processo ensino e aprendizagem deste educando e constitui uma base para sua comunicação.

Para tais reflexões e realização desta pesquisa, foram utilizados como aporte teórico citações bibliográfica de autores como Carlos Skilar, Ronice Quadros, Paula Botelho, Gladis Perlin, Vygotsky, Marchesi entre outros, pois desenvolvem análises de grande importância para a compreensão do problema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Libras & Educação
  • Educação libras
  • Libras e Educação Especial
  • A libras e os desafios da educação dos surdos
  • Libras integrada a educação fisica
  • Libras e a educação de surdos
  • inserção da libras na educação basica
  • Educação inclusiva (libras)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!