Educação em direitos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

1. TEMA

Violência nas escolas

2. PROBLEMA
Nos dias atuais, a violência na escola é um assunto que preocupa bastante os educadores e a própria comunidade, através de pesquisa feita, estudos mostram que a violência é um problema que vem adentrado as escolas, mais existem também projetos já desenvolvidos para que o problema diminua e que possibilitem maiortranqüilidade à comunidade escolar.
Nos últimos anos, os jornais, as revistas, a televisão e os meios de comunicação de maneira geral têm dado destaque à violência escolar, que longe de tranqüilizar, passou a ocupar a atenção das mais variadas esferas da sociedade e a preocupar as autoridades governamentais.
Nesse sentido, questiona-se: Qual o papel da educação e da escola diante de uma sociedade comcaracterísticas violentas cujos reflexos podem ser sentidos inclusive no ambiente escolar?
A escola deve organizar-se de forma preventiva em relação á violência que pode ser manifestada no espaço educacional e nas relações interpessoais. A escola é um local de socialização, educar é formar pessoas com consciência e conhecimento em seus valores e na sua capacidade de compreender tudo que estiverao seu alcance.
È através de uma consciência limpa que vamos procurar melhorar o quadro explosivo de violência dentro das escolas, infelizmente a violência tem tomado uma proporção muito grande no ambiente escolar, manifestando-se de varias formas, seja ela pela agressão física, pela agressão verbal, depredação contra o patrimônio publico, dentre outros.

3. HIPÓTESE

Para enfrentar ocenário de violência escolar, a escola deve atuar de forma preventiva, buscando construir uma cultura de paz e de valores que favoreçam o desenvolvimento humano e solidário entre os alunos.
A violência sempre esteve presente na história da humanidade, entretanto atualmente os atos de violência revestem-se de novas formas, e ela tinge, de uma maneira ou de outra, todas as pessoas, independente declasse social, raça, gênero, religião ou cultura.
A violência nas escolas é parte de um processo muito amplo, por isso não deve ser analisado como um fenômeno isolado, pois ela vai além da escola e implica vários fatores que devem ser levados em conta, porque dizem respeito ao contexto social como um todo.
Os meios de comunicação estão sempre mostrando um número assustador de casos de violênciana escola, tais informações fizeram despertar a curiosidade por conhecer os muitos fatores que desencadeiam violência escolar. Esta escola é justificada, por um lado, por observar que esta temática tem desencadeado polêmica e discussões nos últimos anos, certa inquietação por parte dos pesquisadores na área, o que, mesmo assim não tem sido tão investigado quanto os tempos vêm mostrando umacrescente onda de violência nas escolas. Por outro lado, por meio da mídia denúncias cada vez mais são feitas de situações de violência nas escolas, alertando as autoridades e a sociedade em geral para esta problemática.
A freqüência de atitudes agressivas na escola faz com que pais e professores estejam em constante alerta. As crianças podem estar reproduzindo dentro da escola as tensões do mundoexterior, tais como da família e da sociedade. A escola é um local onde pode e deve transmitir valores, tendo em vista que a violência representa a própria negação da instituição escolar.
A escola por sua vez tem que se organizar e buscar meios de lidar com os dias atuais de seus alunos e sociedade em si, incorporar temas como sociedade, diversidade, democracia, liberdade de expressão e direitoshumanos são pequenos passos pra se iniciar uma cultura de paz.

4. JUSTIFICATIVA
O problema que envolve esta pesquisa é que diante de uma crescente onda de violência; como a escola por intermédio da direção e seus professores, ira trabalhar com seus alunos para que haja harmonia e companheirismo entre os mesmos; nesse sentido como a escola pode fazer um trabalho de privação à violência escolar...
tracking img