Educação do campo: uma nova perspectiva de conhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PERSPECTIVA INOVADORA DE CONHECIMENTO
Artigo apresentado ao curso de Especialização em Educação do Campo Universidade Estadual do Maranhão-UEMANET como um dos pré-requisitos para a obtenção de nota na disciplina Princípios Norteadores das práticas Pedagógicas em Educação do Campo, soborientação da Professora Heloísa Cardoso Varão Santos.

CAXIAS – MA
2010

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PERSPECTIVA INOVADORA DE CONHECIMENTO
Girlane Maria Carvalho Camelo
Resumo

O presente trabalho aborda de maneira sintética a questão da Educação do Campo, tendo como foco as interrelações entre família, escola e sociedade, onde se procura fazer uma análisesobre como vem se dando o processo de Educação do Campo no Brasil, situando geograficamente o município de São João do Sóter – Maranhão, aonde a Educação do Campo vem sendo desenvolvido por meio da Casa Familiar Rural. Dentro dessa linha de pensamento vale lembrar as mudanças reais na sociedade, no campo da economia, das relações humanas, da propriedade, do direito ao trabalho, a terra, a educação,a saúde, estão intimamente ligadas à forma como tratamos os povos do campo, que devem ser a mola propulsora do desenvolvimento sustentável. Este estudo baseia-se em pesquisas bibliográficas, análises da Proposta Curricular da Casa Familiar Rural “Vivendo a Esperança”, bem como fruto da vivencia de uma das Autoras 1 deste artigo que atuaram no ano de 2007-2008 como monitora na Casa Familiar Rural”Vivendo a Esperança” localizada na MA 0127, Povoado Pedras, município de São João do Sóter, região do Leste Maranhense.

Palavras-Chaves: educação do campo, pedagogia da alternância, casa familiar rural, produção

Abstract
This paper addresses the issue in a summary way of the Field of Education, focusing on the interrelationships between family, school and society, which seeks toanalyze how the process has been going on Rural Education in Brazil, placing the county geographically São João do Soter - Maranhão, where the Field of Education has been developed through the Rural Family House. Within this line of thought is worth remembering the real changes in society, the field of economics, human relations, property, right to work, land, education, health, are intimatelylinked to how people treat the field which should be the driving force of sustainable development. This study is based on literature searches, analysis of the Curriculum Proposal Rural Family House "Living Hope" as well as fruit of the experience of one of the Authors of this article one who acted in the year 2007-2008 as monitors in the Rural Family House " Living Hope "located in MA 0127, Stone Town,São João do Soter, the Eastern region of Maranhão.
Key Words: rural education, pedagogy of alternation, family rural, production

____________________________
Pós- Graduanda em Educação do Campo UEMANET. Professora da Rede Pública Municipal de Caxias. Graduada História pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão).

1-INTRODUÇÃO

A finalidade de qualquer ação educativa deve ser aprodução de novos conhecimentos que aumentem a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos com os quais trabalhamos.
A concepção de educação que vem sendo empregada pela cultura dominante e elitista, não contribui de forma satisfatória para combater o analfabetismo, elevar a escolaridade dos sujeitos, sua cultura e seu padrão de vida. O não oferecimento de educação do campo comqualidade que responda ás particularidades do campo é sem dúvida, uma das maiores dívidas históricas para com as populações do campo.
Parece-me que é urgente pesquisar as desigualdades históricas sofridas pelos povos do campo. Desigualdades econômicas, sociais e para nós desigualdades educativas, escolares. Sabemos como o pertencimento social, indígena, racial, do campo é decisivo nessas...
tracking img