Educação do campo no sudeste paraense:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO DO CAMPO NO SUDESTE PARAENSE:
DIAGNÓSTICO DE ABRANGÊNCIA DA LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO NO CAMPO - PROCAMPO

Cícero Italiano Sobrinho[1]
Cícero Antônio Sobreira Fidélis[2]
Vanilson Oliveira Paz[3]
Universidade Aberta do Brasil - UAB
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - IFPA
ciceroitaliano@gmail.com¹
cicerofidelis.ifpa@gmail.com²vanilsonpaz@yahoo.com.br³

RESUMO

A pesquisa teve como objetivo promover um levantamento/diagnóstico da abrangência territorial do PROCAMPO, verificando quais os Municípios da Região Sudeste do Estado do Pará foram contemplados com este projeto, para tanto, realizou-se uma análise das políticas públicas que viabilizaram a implementação deste Programa. Esta pesquisa trata de um estudo/diagnóstico sobre a Educaçãodo Campo no Sudeste Paraense, procurando perceber a abrangência deste Programa nos 15 municípios que compõem essa região. Realizou-se uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico/documental, com pesquisa de campo, com o auxilio de questionário aberto. O estudo mostrou que este programa já conta com 96 alunos em 10 dos 15 municípios dessa região;o PROCAMPO tem se constituído numa educação diferenciada da encontrada nos centros urbanos, pois as diretrizes aplicadas são direcionadas às especificidades da população campesina.
Palavras-chave: Educação Campesina; Educação de qualidade; Políticas públicas.

INTRODUÇÃO

A Constituição Federal de 1988 define a educação como dever do Estado, devendo ser oferecida a todos os seuscidadãos, desde a creche até ao ensino superior. Mas, oferecer educação, principalmente de qualidade, para o campo sempre foi um grande problema. O educando do campo sempre encontrou dificuldades para conseguir concluir o ensino fundamental, da mesma forma o ensino médio, que é mais difícil ainda, e o ensino superior, esse sim é um sonho!
Os governos Federal, Estadual e Municipal no intuito dediminuir as desigualdades geradas pelas políticas públicas, outrora implementadas, para a educação do campo do país, e para a região Norte em particular, tem procurado sanar essa não assistência que por séculos fez parte da vida dos campesinos. Nesse intento, promoveu a implantação de alguns programas direcionados à população do campesina, como o Pro Jovem, o Programa Saberes da Terra, a Educação deJovens e Adultos (EJA) e por último o Programa denominado PROCAMPO (Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo), que ora se faz o objeto desta pesquisa. Esse Programa é totalmente direcionado à formação de professores que atuem na zona rural, mas que ainda não possuem ensino superior, e visa, a médio e longo prazo, proporcionar uma nova visão da educação direcionadaao campo.
Fazer um diagnóstico da abrangência do PROCAMPO nos Municípios do Sudeste paraense, analisando as políticas públicas que contribuíram para a efetivação deste Programa em nossa região se apresenta como uma problemática desta pesquisa por identificarmos inseridos neste processo, elementos econômicos, sociais, culturais e conjunturais presentes na história dessas políticaseducacionais direcionadas aos seguimentos campesinos.
Esta pesquisa tem sua importância para a área da educação, em especial para a educação direcionada aos movimentos campesinos, e justifica-se, principalmente, por se propor a avaliar se as políticas púbicas educacionais, implantadas pelo governo Federal, em parceria com Estados e Municípios, têm proporcionado ao homem do campo uma vida mais dignapara si, sua família e sua comunidade. Para tanto, buscamos compreender dos alunos acolhidos pelo Programa se a sua efetivação está conseguindo despertar nesses professores um novo olhar sobre a realidade da educação campesina e se esses professores já vêem a possibilidade de transformar as ações, as conjecturas, o modo de agir, pensar e se relacionar em ações mais conscientes de seu papel de...
tracking img