Educação difusa: a educação entre os povos primitivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO DIFUSA:
A EDUCAÇÃO ENTRE OS POVOS PRIMITIVOS

Neudes Silva do Nascimento
Professor-autor: Giancarlo Moser
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0078) – História da Educação
12/06/2010

RESUMO

O que se propõe com este paper é apresentar uma descrição do que foi a educação na idade primitiva; como os povos primitivos, a partir dosurgimento do Homus Sapiens Sapiens, recebiam educação, se socializavam e criavam sua identidade étnica e cultural, numa época onde não havia educação sistemática, instituições escolares e nem linguagem escrita. O método utilizado foi pesquisa em livros sobre História da Educação de renomados autores e muita pesquisa na Internet.
Infelizmente há pouquíssimo material sobre o assunto, uma vez queé um período muito extenso e, como já mencionamos, numa época ainda sem linguagem escrita. Ainda há muito que ser pesquisado por arqueólogos e historiadores para que esta época seja desnudada e chegue ao nosso conhecimento a verdade de todos os fatos. Com o material que temos em mãos, porém, é possível vislumbrar essa época e traçar um perfil da sua educação e da maneira como viviam.Palavras- chave: Povos Primitivos. Educação. Linguagem Escrita.

1 INTRODUÇÃO

São poucas as fontes para o conhecimento da cultura e da educação dos povos primitivos e somente duas são aceitas, sem reservas, pelos historiadores, que são: restos e produtos pré-históricos e a observação e estudo dos povos primitivos atuais.
A Pré-história humana vai desde o surgimento do Homo Sapiens Sapiens,por volta de 120.000 anos até o aparecimento da escrita, em torno de 4.000 a.C. Por ser um período extremamente longo é praticamente impossível descrevê-lo em termos de cultura e de evolução.
Vários são os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por arqueólogos e historiadores, que se preocupam em estudar e esclarecer este período, porém, jamais saberemos exatamente a verdade dos fatos destaépoca.
O que se sabe até aqui, é que a educação dos povos primitivos baseava-se na transmissão
oral dos costumes, hábitos e tradições, através de um método de ensino natural, que acontecia em meio às atividades cotidianas, com o envolvimento de toda a comunidade.
Em síntese, o objetivo era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, por intermédio da aquisição das experiências dosmais velhos.
Embora ainda haja muito que ser pesquisado e desvendado, através dos estudos feitos até aqui,é possível vislumbrar esta época tão cheia de mitos e ritos.
Servindo-se desses conhecimentos, abordaremos primeiramente o surgimento do homo sapiens sapiens e, num segundo momento, como era o aprendizado entre esses povos, de que forma a criança era introduzida à vida adulta e quais asprincipais características desta educação.

2 SURGIMENTO DO HOMO SAPIENS SAPIENS

O Homo Sapiens Sapiens (homem que sabe que sabe), também conhecido como homem moderno, apareceu por volta de 120 mil anos atrás.
Esta era primitiva teve dois períodos significativos: Paleolítico, também chamado de Idade da Pedra Lascada e Neolítico também chamado de Idade da Pedra Polida.

2.1 PERÍODOPALEOLÍTICO (IDADE DA PEDRA LASCADA)

Já fabricava alguns instrumentos, como machados, lanças, facas de pedra e conhecia o fogo, porém não tinha domínio sobre este elemento.
Também estava desenvolvendo a linguagem, formulando suas primeiras palavras. Foi exatamente o desenvolvimento da linguagem que propiciou um enorme avanço de sua inteligência e de sua forma de pensar. Viviam da caça, da pesca eeram nômades.
Expressavam-se artisticamente através da dança e da pintura. Já foram encontradas várias rochas com desenhos estampados deste período. A temática era animais, cenas de caça e dança.

2.2 PERÍODO NEOLÍTICO (IDADE DA PEDRA POLIDA)

Durante este período surge a agricultura. Faz-se necessário fixar-se na terra para que seja cultivada, provocando, dessa forma o sedentarismo e o...
tracking img