Educação difusa: a educação entre os povos primitivos

EDUCAÇÃO DIFUSA:
A EDUCAÇÃO ENTRE OS POVOS PRIMITIVOS

Neudes Silva do Nascimento
Professor-autor: Giancarlo Moser
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia(PED 0078) – História da Educação
12/06/2010

RESUMO

O que se propõe com este paper é apresentar uma descrição do que foi a educação na idade primitiva; como os povos primitivos, a partir dosurgimento do Homus Sapiens Sapiens, recebiam educação, se socializavam e criavam sua identidade étnica e cultural, numa época onde não havia educação sistemática, instituições escolares e nem linguagemescrita. O método utilizado foi pesquisa em livros sobre História da Educação de renomados autores e muita pesquisa na Internet.
Infelizmente há pouquíssimo material sobre o assunto, uma vez que éum período muito extenso e, como já mencionamos, numa época ainda sem linguagem escrita. Ainda há muito que ser pesquisado por arqueólogos e historiadores para que esta época seja desnudada e chegueao nosso conhecimento a verdade de todos os fatos. Com o material que temos em mãos, porém, é possível vislumbrar essa época e traçar um perfil da sua educação e da maneira como viviam.

Palavras-chave: Povos Primitivos. Educação. Linguagem Escrita.

1 INTRODUÇÃO

São poucas as fontes para o conhecimento da cultura e da educação dos povos primitivos e somente duas são aceitas, semreservas, pelos historiadores, que são: restos e produtos pré-históricos e a observação e estudo dos povos primitivos atuais.
A Pré-história humana vai desde o surgimento do Homo Sapiens Sapiens, porvolta de 120.000 anos até o aparecimento da escrita, em torno de 4.000 a.C. Por ser um período extremamente longo é praticamente impossível descrevê-lo em termos de cultura e de evolução.
Vários sãoos trabalhos que estão sendo desenvolvidos por arqueólogos e historiadores, que se preocupam em estudar e esclarecer este período, porém, jamais saberemos exatamente a verdade dos fatos desta época....