Educação de surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo: O desafio de ensinar Português para estudantes surdos- Intercâmbio: LIBRAS- Português.

Desafios estão sempre presentes em nossas vidas, e nosso objetivo é vencê-los. Nesse âmbito vamosfalar da educação escolar que por si só, já é um desafio para todas as pessoas que apresentam os cinco sentidos de maneira normal, portanto ensinar uma língua escrita para quem desconhece a oralidade éum desafio para todos os professores com alunos surdos em suas turmas.

As principais dificuldades não decorrem da surdez em si, mas da falta de conhecimento da Língua Portuguesa falada. Um dosaspectos que caracteriza singularidade no processo educacional dos surdos é a proposta diferenciada de trabalho. Esse processo exige uma postura e atitude positiva diante da diferença, na qual aprodução dos alunos ouvintes, não poderá ser tomada como parâmetro de analise ou comparação com aquela dos alunos surdos. Justifica- se que ensinar requer constantes mudanças de atitudes, principalmente quandose trata de ensinar alunos surdos. A Língua Portuguesa é muito complexa, sendo ela a segunda língua para essas pessoas, exige do professor uma busca em prol de uma ação reflexiva sobre suas praticaspedagógicas, para que possam verificar se suas praticas estão satisfazendo: a faixa etária, o nível de escolaridade e de interesse de seus alunos. Hoje, boa parte desses estudantes comunica-se com aLíngua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua visual-espacial, que possui estrutura própria e que foi regulamentada como a segunda Língua do Brasil.

É importante lembrar que, mesmo que nãoalcancem os mesmos resultados obtidos pelos alunos ouvintes, os estudantes com deficiência auditiva precisam participar de todas as aulas. Se o aluno surdo ainda não for capaz de escrever um texto, faça comque ele contribua para as atividades escrevendo listas ou frases sobre o tema abordado. Produções coletivas ou em pequenos grupos também ajudam o aluno a se expressar melhor pela escrita. O...
tracking img