Educação de surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO PARTICIPATIVA DA FAMÍLIA NA ESCOLA[1]

João Luis Machado[2]

RESUMO: O contexto deste Artigo é abordar as relações entre Escola e Família, as causas que levam o distanciamento da família na escola, as ações que os professores e gestores vêm promovendo para aproximar a comunidade nas ações e decisões, como fazer os pais participarem da educação de seus filhos e ajudar nos projetos que aescola desenvolve. Aborda também a idéia de autores que relatam à interferência que os deveres de casa vêm causando nas famílias, o acarretamento de tarefas para as mulheres e uma pesquisa onde pais e professores opinam sobre a aprendizagem das crianças.

Palavras – Chave: Escola. Família. Participação. Gestão Democrática.

INTRODUÇÃO

O artigo visa à escola como uma instituição única,com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente acumulados pela sociedade. A participação está centrada na busca de justiça, da liberdade, de democracia e do coletivismo nas decisões.
Trata-se também de colocar em prática a atuação dos pais nos debates escolares, sem perder a eficácia do sistema educacional. Trata-seainda de unir aqueles que pensam sem fazer, com aqueles que fazem sem pensar, de tal forma que a escola se socorra das teorias e metodologias científicas, aplicando-as na prática, visando a uma educação de qualidade. Busca também meio para atender as aspirações populares, seus problemas e o encaminhamento de possíveis soluções, revendo valores, desativando mecanismos possivelmente inúteis, e ativandonovos, que possam consolidar a estreita relação escola-povo no cotidiano das ações intra e extras escolares.
Reflete a importância da participação da família no cotidiano escolar, a causa do grande fracasso da educação, aborda também dados de uma pesquisa feita com professores e comunidade em geral onde apontará os principais problemas na educação e o anseio da comunidade pela educaçãodesejada para seus filhos.

CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA À APRENDIZAGEM DO DISCENTE

A Escola atribui o sucesso do aluno a participação dos pais, mas cabe aos pais a educação pedagógica de seus filhos? Para muitos professores pais que não ajudam seus filhos nos deveres de casa não estão participando nem da escola, nem da vida escolar de seus filhos, mas não devemos esquecer que nem todas as famíliaspossuem níveis econômicos iguais e nem tempo disponível para participar dos deveres de seus filhos, acarretando isso muito para as mulheres, como diz Carvalho, (1987, p.2):

Com efeito, o sucesso escolar tem dependido, em grande parte, do apoio direto e sistemático da família que investe nos filhos, compensando tanto dificuldades individuais quanto deficiências escolares.Trata-se, em geral, de família dotada de recursos econômicos e culturais, dentre os quais se destacam o tempo livre e o nível de escolarização da mãe, expressos no conceito de capital cultural de Bourdieu.

A Escola está muito centrada nos deveres de casa, esquecendo da grande tomada de decisões nos inícios de anos letivos, a escola fica presa à família como se fosse um objeto obrigado a ajudarseus filhos nos deveres ou para comprar os materiais que a escola exige. Pais que não compram os materiais de seus filhos são às vezes taxados de não participativos, que não se interessam nem pelo próprio filho, mas como fica o lado econômica de muitas famílias? E à afetividade com seus filhos? Muitas escolas só atribuem duas funções a sua comunidade:

“Construindo o currículo(e o sucesso escolar) implicitamente com base no capital cultural similar herdade pelos alunos, isto é, com base no habitus ou sistema de disposições cognitivas adquiridas na socialização primária ou educação doméstica, o que supõe afinidade cultural entre escola e família (Bourdeau, 1977, Bourdeau, Passeron, 1977); e enviando o dever de casa de modo a capitalizar explicitamente o investimento...
tracking img