Educação de jovens e adultos

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
JOSELITO BRITO DA ROCHA

UMA ABORDAGEM DAS PRÁTICAS ANDRAGÓGICAS E EDUCATIVAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Proposta de Pesquisa, como peça de documentação exigida para inscrição na seleção de candidatos ao curso de pós-graduação em nível de especialização Lato Sensu Fundamentos Sociais e Políticos da Educação.
UESB/DFCH/DCE

CÂNDIDO SALES-BA
FEVEREIRO/2009
UMA ABORDAGEM DASPRÁTICAS ANDRAGÓGICA E EDUCATIVAS UTILIZADAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

TEMA:
Visão sobre recursos didáticos que são utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

JUSTIFICATIVA
O presente estudo tem como enfoque principal a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, o conjunto de processos de aprendizagens, formais ou não formais, graças aos quais as pessoas, cujo entornosocial considera adultos, desenvolvem suas capacidades, enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas ou profissionais ou as reorientam a fim de atender suas próprias necessidades e as da sociedade. A educação de adultos compreende a educação formal e permanente, a educação não formal e toda a gama de oportunidades de educação informal e ocasional existentes em uma sociedadeeducativa e multicultural, na qual se reconhecem os enfoques teóricos baseados na prática. (Art. 3º da Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos).
O interesse pelo tema em questão surgiu a partir do contato com a disciplina Educação de Adultos, do Curso de Pedagogia, que trata especificamente dessa temática. Por isso, ao longo dessa pesquisa, pretende-se conhecer e analisar os métodos epráticas educativas aplicadas na EJA.
A base teórica perpassa os estudos de Freire (1979), Fuck (1994) e Ferreiro (2001), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e um histórico da EJA.
Neste projeto iremos usar como metodologia a pesquisa bibliográfica, a documental e a de campo.
Será feito um estudo teórico aprofundado da EJA, seguido de uma investigação empírica, com objetivo deconfrontar a teoria e a prática.
Este estudo busca compreender teórica e empiricamente as metodologias e recursos didáticos utilizados na EJA, visando a atender o princípio da adequação destes à realidade cultural e subjetiva dos jovens e adultos. Atendendo esse princípio, as propostas metodológicas da EJA devem ser diferenciadas das turmas regulares do Ensino Fundamental, nas escolas públicas dosistema municipal de ensino da cidade de Cândido Sales-Ba, considerando que os jovens e adultos têm uma realidade cultural e um nível de subjetividade bastante diferente em relação às crianças, sendo necessária, então, a adequação das metodologias empregadas nessa modalidade de ensino.
Este estudo tem por finalidade contribuir para um repensar do educador atuante nas classes de EJA, fazendo o mesmorefletir sobre sua prática andrológica, especialmente como formadora de cidadãos cônscios de seu papel na sociedade. Também pretende, na medida em que analisa profundamente o material utilizado, servir de subsídio a um repensar dessa escolha, relacionando-a aos objetivos da EJA previstos na legislação e no pensamento andrológico vigente.
Diante dessa temática, propõe-se o seguinte problema:quais são os materiais didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos dos segmentos I e II das séries iniciais e segmentos I e II das séries subseqüentes do Ensino Fundamental, nas escolas públicas do sistema municipal de ensino do município de Cândido Sales-Ba.

OBJETIVOS

• conhecer e valorizar a diversidade cultural brasileira, respeitar diferenças de gênero, geração, raça e credo,fomentando atitudes de não discriminação.
• aumentar a auto-estima, fortalecer a confiança na sua capacidade de aprendizagem, valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social.
• dominar instrumentos básicos da cultura letrada, que lhes permitam melhor compreender e atuar no mundo em que vivem.
• caracterizar a educação básica da EJA, buscando compreender suas especificidades;
•...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!