Educação de jovens e adultos

Páginas: 16 (3828 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Gustavo F. Pereira Silva*
Idalvan Silva de Sousa*
Jane Oliveira Miranda[1]

RESUMO
Pesquisa realizada através de material bibliográfico apresenta o conceito de Educação de Jovens e Adultos(EJA), suas características e processo de evolução, iniciado com os Jesuítas até os dias de hoje. Faz se uma breve abordagem de políticas educacionais voltadas para Educação de Jovens e Adultos, constante da LDB (lei de diretrizes e base da educação nacional) onde são citadas algumas leis que rege e regulariza a esta modalidade de ensino, ainda nesta pesquisa, destaca-se e informa o perfil do educandoe o perfil que deve ter o educador da EJA. Diante deste estudo, percebe-se que, embora a educação tenha melhorado ao longo do tempo, ainda há uma grande necessidade de melhorias. Um dos objetivos da Educação de Jovens e Adultos é alfabetizar, mesmo assim, ainda temos no Brasil, grande número de analfabetos, esperamos que os nossos políticos possam ter mais compromisso com essa modalidade, e queestejam criando e investindo em novas políticas educacionais, para que seja erradicado o analfabetismo neste país.

Palavras – Chave: Educação de Jovens e Adultos; EJA; Educação.

1 INTRODUÇÃO

Tendo como ponto de partida, o conceito de educação como formação do homem para o meio que o cerca, não apenas como receptor, mas principalmente como agente, percebemos assim, a importância dosprogramas educacionais existentes, cada um centralizando as deficiências de cada aluno.
A educação de jovens e adultos (EJA) se destaca por enfocar e dar assistência a alunos que não tiveram oportunidade de frequentar a sala de aula em seu tempo devido. Além de estimular e oportunizar a continuidade ao processo educativo, visto que a busca pelo conhecimento sempre se faz preciso e é umaspecto relevante.
Esta pesquisa teve como fio condutor, conhecer a trajetória, as fases e programas da Educação de Jovens e Adultos, buscando identificar pontos satisfatórios e os entraves do processo educacional desta modalidade de ensino.
Neste sentido o referencial da base utilizada para fundamentar este trabalho foi o estudo de alguns teóricos que tratam da temática de Educaçãode Jovens e Adultos tais como: Paulo freire, Eulina, Ribeiro, além da pesquisa bibliográfica, utilizamos também pesquisa documental, leis resoluções, decretos, pareceres e programas buscando identificar as concepções da EJA que fundamenta a prática docente.
A necessidade de educar Jovens e adultos vem desde a chegada dos jesuítas no Brasil. Essa modalidade de ensino destina-se a pessoasque não tiveram acesso na idade regular a escola, devido vários fatores, como: político, social,
econômico, cultural, familiar, dentre outros. Sendo assim, esta pesquisa se fundamenta em conhecer e compreender a trajetória, fases e programas da Educação de jovens e adultos, objetivando conhecer os pontos satisfatórios e os entraves encontrados nesta modalidade de ensino, na qual tem como tema aEducação de Jovens e adultos no Brasil.
Conhecer a história, trajetória e programas da Educação de Jovens e Adultos, (EJA) a partir de uma visão histórica e seu fundamento; analisar os pontos satisfatórios e os entraves encontrados dentro desse processo educacional; identificando avanços qualitativos quantitativos e resultados obtidos.
2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL
2.1Conceitos
De modo geral a “Educação de Jovens e Adultos” implica em um amplo processo de transformação, voltado para indivíduos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade apropriada. É uma modalidade de ensino básico que deve considerar o perfil do educando, e a sua faixa etária. Ao propor um modelo pedagógico deve assegurar: Equidade e a Diferença.
Equidade: distribuição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos na atualidade
  • Eja educação jovens e adultos
  • Educacao De Jovens E Adultos
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • EJA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!