Educação de jovens e adultos ensino profissionalizante

Páginas: 14 (3473 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFISSIONALIZANTE ONTEM E HOJE:
Este artigo tem como objetivo principal abordar a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos - EJA, enfatizando a predominância das Campanhas de Alfabetização realizadas no Brasil, desde os anos de 1930 até a perspectiva mais atual do ensino médio integrado profissionalizante.
Palavras-chave: Educação de Jovens eAdultos - Ensino Médio Profissionalização.
Neste artigo comentamos sobre a educação de jovens adultos, e enfatizamos a sua trajetória histórica e ao direito negado, chegando à perspectiva de ampliação dessa modalidade da educação básica para o ensino médio integrado profissionalizante. Os estudos e as pesquisas já demonstram que é necessário no mínimo de 12 a 13 anos de escolaridade para que sepossa considerar o sujeito apto a partilhar da cultura escrita, lendo e escrevendo a realidade com autonomia e experiência (PAIVA, 2006). Para tanto, é importante que os sujeitos não apenas se alfabetizem, mas que façam uso das práticas de leitura e de escrita que a sociedade competitiva passa a exigir.
Ao longo da história da educação brasileira, ficou demarcado que as políticas públicas da EJA nãoacompanharam as políticas públicas educacionais. Essa modalidade foi predominante marcada desde 1940 por campanhas de alfabetização, que permanecem até os dias atuais. O exemplo disso mencionou:
a) Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos - CEAA (1947/1952), a primeira campanha de massa, regulamentada pelo Fundo Nacional do Ensino Primário (FNEP), para atender à UNESCO – nessa época oBrasil já detinha mais de 50% de adultos analfabetos (Fávero, 2004). Caracterizou-se fundamentalmente pelo seu aspecto extensivo, ampliando as redes estatuais de ensino supletivo. Inspirada no princípio da rentabilidade e produtividade demarcava um período do processo de alfabetização em três meses e, a partir de então, o adulto estava livre para capacitação profissional de atividades que não exigemo saber elaborado;
b) Campanha Nacional de Educação Rural (CNER - 1952/1963), que se apresentou como um desdobramento da campanha acima mencionada. Sua criação foi considerada um dos pontos altos em favor do movimento rural, na época;
c) Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo (CNEA - 1958/1963) seu programa destinava-se a diversas faixas etárias, objetivando combater o analfabetismoem todas as frentes.
d) Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL - 19671985), na época da ditadura militar no Brasil, que trás a lógica da alfabetização funcional e da semi-profissonalização. O objetivo era “erradicar” o analfabetismo e também inserir o alunado na indústria;
e) Cruzada Ação Básica Cristã – conhecida como Cruzada ABC;
f) Programa Alfabetização Solidária (PAS - 1996),ainda em vigor;
g) Programa Brasil Alfabetizado – (2003), permanecendo até os dias atuais.
Essas iniciativas demonstram que a Educação de Jovens e Adultos esteve sempre atrelada a projetos assistencialistas e compensatórios. No dizer de Paiva (2006) as experiências dessa modalidade têm se dado muito na perspectiva de cursos noturnos, em horários ociosos de escolas públicas do Ensino Fundamentalou privadas, com estrutura insuficiente para garantir a qualidade educacional necessária. Esse contexto é também, insuficiente para dar conta da demanda em potencial de jovens e adultos existentes no Brasil e do cumprimento ao direito preconizado na Constituição Federal de 1988, no artigo 208 (1).
Tentativas de ruptura dessa realidade aconteceram em dois momentos significativos. O primeiro,advém de 1958, do II Congresso da Educação de Adultos, realizado no Rio de Janeiro, convocado pelo governo federal a partir da desmoralização e declínio da CEAA, com o objetivo de fazer uma revisão, juntamente com os profissionais da educação, do que se fizera no Brasil em termos de Campanha de Alfabetização e de buscar soluções mais adequadas para o problema do analfabetismo adulto.
Esse evento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pratica de ensino em educação de jovens e adultos
  • Educação de jovens e adultos, análise e perspectivas do ensino da matemática
  • Os desafios do processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos
  • O PRINCIPIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • O ENSINO DO PROFESSOR PARA JOVENS E ADULTOS
  • Eja – educação de jovens e adultos: evasão escolar e o processo ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos
  • Aula para ensino de jovens e adultos
  • Ensino de jovens e adultos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!