Educação, cultura e lutas sociais na ditadura militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Alagoas
Centro de Educação
Curso de Pedagogia Licenciatura
Fundamentos Históricos da Pedagogia e da Educação
Turma 2012.1 - 1º Semestre – Noturno
Alunas: Aline Maria Santos da Silva
Antonina Emanoela Monteiro dos Santos
Danielah Lopes de Oliveira
Isabel Ferreira Freitas

Educação, cultura e lutas sociais na ditadura militarMaceió, 03 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO
__________________________________________________________________

Este trabalho apresentará a educação, a cultura e as lutas sociais antes da instalação da ditadura militar em 1964, durante os 21 anos de regime ditatorial e qual o reflexo de tudo isso nas gerações vindouras. Procuramos abarcar no contexto histórico, tanto no nacional quanto nointernacional, os fatores que tiveram relevância para o cenário pedagógico na ditadura nas suas 3 etapas: sendo a primeira os governos dos generais Castello Branco e Costa e Silva (1964-1969), a segunda o governo da Junta Militar e do general Garrastazu Médice (1970-1974) e o terceira os governos dos generais Enersto Geisel e João Baptista Figueiredo (1975-1985).
A intervenção americana através dosacordos MEC-USAID, a pedagogia tecnicista, a repressão aos movimentos populares (tanto na cultura quanto nos processos educativos), os Atos Institucionais (sendo o AI-5 - dez 68- o mais intransigente deles), o Decreto-Lei 477 (que versava sobre infrações disciplinares), A Lei 5.540/68 (Lei da reforma universitária, responsável pela departamentalização e a matrícula por disciplina no ensino superior,esfacelando a “turma” e aumentando a estrutura burocrática dos cursos), a Lei 5.692/71 (que determinava a implantação da profissionalização obrigatória nos cursos de ensino secundário) e a Lei 7.044/82 (que substitui a “qualificação pelo trabalho” da Lei 5.692/71 pela “preparação para o trabalho”, livrando o 2º grau da profissionalização obrigatória) são alguns dos elementos que caracterizam aeducação no período ditatorial e sobre os quais este trabalho lançará seus olhares.

2. CONTEXTO HISTÓRICO
__________________________________________________________________

2.1 INTERNACIONAL

2.1.1 Guerra Fria
Após o final da 2ª Guerra Mundial (1945), iniciou-se a Guerra Fria, no lugar da paz. A disputa pela hegemonia mundial se deu entre dois blocos: o ocidental (democrático ecristão, liderado pelos Estados Unidos) e o oriental
(comunista e ateu, liderado pela União Soviética). Houveram tensões ideológicas diplomáticas, tecnológicas e econômicas por regiões de influência, provocando a divisão do mundo em dois blocos divergentes: capitalistas versus comunista.Tal disputa refletiu na política de vários países, inclusive na do Brasil.
O Brasil integrou o blococapitalista se mantendo no apoio aos EUA, ao qual havia dado suporte na 2ª Grande Guerra. No entanto, no governo de João Goulart (Jango), a partir de 1961, passou a desenvolver uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. O presidente Jango atuou de forma a fortalecer os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares. Promoveu uma aproximação do Brasilcom a URSS desencadeando assim atritos com as lideranças políticas, econômicas e militares do Brasil. Por ser ambíguo em seu governo, Jango proporcionou o clima tenso no país já que os investidores estadunidenses e a classe burguesa do Brasil estavam preocupados com o rumo das ações propostas na Reforma de Base defendida por ele, que acabou se refugiando no Uruguai temendo represálias.
Em31 de março de 1964, Jango foi deposto por um golpe militar com o apoio da elite conservadora e da Agência de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).Desta forma instalou-se no Brasil uma ditadura militar caracterizada pela censura à imprensa e repressão aos movimentos culturais e sociais e a todos os tipos de opositores ao novo regime, dentre outras atrocidades.

2.1.2 América Latina e as...
tracking img