Educação corprativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidades Corporativas

A velocidade das mudanças na atualidade, leva muitas organizações a refletir que é necessário treinar seus colaboradores de acordo com suas necessidades mantendo um processo de aprendizado contínuo. Um conceito de aprendizagem organizacional que pode responder a essa demanda é o da Universidade Corporativa (UC) . A proliferação de Universidades Corporativas abrepossibilidades concretas para transformar em realidade o sonho da “integração escola empresa”.
A educação corporativa representa a energia geradora de sujeitos modernos, capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e modificá-la continuamente em nome da competitividade e do sucesso. Ela favorece a inteligência e o alto desempenho da organização, na buscaincansável de bons resultados. Não é por coincidência que o tema “Universidades Corporativas” tem despertado tanto interesse nas empresas, pois as Universidades Corporativas têm se revelado como eficazes veículos para o alinhamento e desenvolvimento dos talentos humanos às estratégias empresariais. Algumas empresas perceberam que hoje é preciso mais do que simples programas de treinamento para aumentar oenvolvimento dos empregados na organização. Elas descobriram nas Universidades Corporativas a melhor forma de desenvolver os talentos humanos na gestão dos negócios.
Embora já se fale a respeito de Universidades Corporativas há pelo menos 40 anos, desde que a General Electric lançou a Crotonville Management Development Institute, em 1955, o verdadeiro surto de interesse na criação de umaUniversidade Corporativa, como complemento estratégico do gerenciamento do aprendizado e desenvolvimento dos funcionários de uma organização, ocorreu no final da década de 80. Nos Estados Unidos, as Universidades Corporativas são uma febre. Em 1988, haviam 400 empresas investindo em seus próprios centros de estudo e preparação de alto nível, dez anos depois, já eram 2.000. No Brasil, as experiênciaspioneiras de Universidades Corporativas pertenceram às empresas Accor Brasil, Algar, Amil, Brahma, BankBoston, Elma Chips, Ford, McDonald´s e Motorola. Existem também outras experiências de empresas que, embora não usem o nome Universidade Corporativa, apresentam sistemas educacionais nos seus princípios conceituais e estão pautados por uma abordagem de gestão do conhecimento e competências, como porexemplo: Gessy Lever, Volkswagen/Audi, Datasul e Rhodia, entre outras Unico dos Correios, Sebrae, Banco do brasil, Sadia, Santander, Sabesp, IBM Global Campus,UniMetrô, Petrobrás, Habib’s, Vale do Rio Doce, Natura , Siemens, Caixa Econômica Federal,Grupo Pão de açúcar e Nestlé.
O crescimento das universidades corporativas no Brasil, que passaram de dez na década de 90 para cerca de 150 atualmente— segundo levantamento da professora Marisa Eboli da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) —, evidencia a aposta de grandes empresas como AmBev , Accor e Santander Banespa nesse modo de formação que oferece treinamento contínuo e integrado com os negócios para executivos.
De acordo com Luca Borroni, coordenador-geral de programas coorporativos do Ibmec SãoPaulo , a procura pelos cursos corporativos da instituição cresceu 40% em relação a 2004 e a previsão para o ano que vem é de 30% a mais. Ele ainda diz que o crescimento médio desde 2001 foi de 63% ao ano. “Não há dúvida de que a universidade corporativa veio para ficar.
Seguindo essa tendência, o banco Santander Banespa inaugurou sua universidade corporativa em abril deste ano e prevê programasvoltados para o atendimento comercial, identificação de riscos e para o atendimento segmentado dos clientes.

Seguem algumas perguntas que ajuda num eventual estudo de viabilidade da implantação ou não da Universidade Corporativa na empresa.
• Quem já fez isso no Brasil, qual o modelo, quais os resultados? Consultar o Grupo ACCOR, MOTOROLA, MCDONALD’S, ALGAR e BRAHMA, é fundamental pois...
tracking img