Educação corporativa

Páginas: 7 (1671 palavras) Publicado: 19 de março de 2011
Universidade Estácio de Sá
Aluna: Cíntia Acioli de Lima Campos
Professora: Ana Cristina fabbri
Disciplina: Educação Corporativa

1. Quais as razões do ensino a distância estar em expansão?

R.: O ensino a distância está expandindo-se por duas razões fundamentais: o uso da internet e das intranets e a evolução da tecnologia da informação (TI). As empresas e as universidades estãointensificando o ensino a distância em detrimento de aulas presenciais. Por meio da Web, uma pessoa de qualquer lugar do mundo pode fazer um curso sem sair de casa ou da empresa. Cursos on line, MBAs e treinamento virtuais ajudam a capacitar e reciclar funcionários, professores com baixíssimos custos,

2. Qual a especificidade do treinamento?

R.: É um tipo de educação profissional maisespecífico do que a formação profissional e aperfeiçoamento profissional.
O treinamento é um processo educacional para gerar mudanças de comportamento.
Se conteúdo envolve transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conhecimentos. O treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff (quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área deatuação).
(linha – cada gestor) (staff – assessoria que o órgão de RH presta a cada gestor).

3. Defina os aspectos pertinentes às competências pessoas descritas abaixo:

a) Raciocínio criativo e solução de problemas:

R.: Modo de pensar criativo,desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. É uma forma de analisar situações, indagar, esclarecer o que não se sabe esugerir melhorias.

b) Conhecimento global dos negócios:

R.: Cada vez mais, as pessoas deverão aprender novas técnicas e comerciais que levam em conta o ambiente competitivo global, que não permite prever com nenhuma certeza o que virá no futuro para a organização ou para o mercado. Nesse ambiente global e volátil, a capacidade de ver o todo sistêmico em que a organização opera torna-seindispensável para cumprir a exigência de se agregar continuamente mais valor à organização.

c) Auto gerenciamento da carreira:

As organizações estão transferindo para as pessoas o auto desenvolvimento e o auto gerenciamento para que elas possam assumir o controle de suas carreiras e gerenciar seu próprio desenvolvimento pessoal. Como as qualificações necessárias continuam a mudar eevoluir, as pessoas de todos os níveis da organização assumem o compromisso de assegurar que possuem as qualificações, o conhecimento e as competências exigidas tanto na atividade atual, como nas futuras. Assim, a capacidade de gerenciar a própria vida profissional passa a ser considerada uma competência adquirida e necessária para deslanchar todas as outras competências exigidas no novo ambiente denegócios.

4. Por que o T&D deve ser um processo contínuo?

O conceito que predomina atualmente é que o treinamento e desenvolvimento deve ser um processo contínuo e não um simples evento que ocorre apenas uma vez. Para que isso possa acontecer, algumas empresas estão partindo para universidades corporativas. Algumas são virtuais. Boa parte delas estende-se além das fronteiras daempresa, envolvendo também fornecedores e clientes nas duas pontas e utilizando metodologias da informação. O conceito de educação corporativa constitui um processo e não necessariamente um local, em que todos os funcionários, e algumas vezes clientes e fornecedores, participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho e incrementar seuimpacto nos negócios. Em muitos casos, a função tradicional de T&D converte-se em uma universidade corporativa. Em outros, a empresa cria uma universidade corporativa com o intuito de enfrentar desafios e promover mudanças.

5. Em virtude de que as empresas estão se transformando em organizações educadoras?

R.: Segundo Meister as empresas estão se transformando em organizações educadoras em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação Corporativa
  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação corporativa
  • educacao corporativa
  • Educação corporativa
  • Educação corporativa
  • educação corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!