Educação corporativa

Páginas: 94 (23291 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Prof. Felipe Rinaldi.

SOCIOLOGIA:

Surgiu no momento de desagregação da sociedade feudal e consolidação da sociedade capitalista.

A Sociologia se preocupa com tudo que envolve a sociedade, principalmente a luta de classe.

O POSITIVISMO – Visava preservar a nova ordem vigente.

Saint Simon- a ordem e a paz na nova sociedade poderá ser propiciada peloprogresso econômico.

Augusto Comte- para haver equilíbrio na sociedade, seria necessário estabelecer a ordem no conhecimento, criando um conjunto de crença comum a todos os homens.

Era defensor da moderna classe capitalista e que o espírito positivo dentro da sociedade levaria a sua organização. Ligou a Sociologia com o positivismo.

Emile Durkheim- a divisão do trabalho provocava maissolidariedade entre os homens levando a uma interdependência mais do que a conflitos sociais.

A Sociologia deve buscar soluções para os problemas sociais favorecendo a normalidade social como forma de evitar conflitos e de manter o poder vigente.

Karl Max – evidenciava a desigualdade social, a dominação da classe trabalhadora e sobre a teoria da mais valia.

Max Weber – a Sociologia temcom objetivo compreender a conduta humana. As atitudes explicam a conduta social e por isso devemos pesquisar a natureza e a operação desses fatores e se eles são afetados ou modificados por motivos ou ações de outros indivíduos.

As organizações complexas representam um dos elementos mais importantes no contexto social das sociedades modernas. Os membros das sociedades modernas tiram grandeparte de sua satisfação material, social e cultural de organizações feitas em grande escala. O caminho para a compreensão do homem moderno e da sociedade em que vive conduz, portanto, ao estudo das organizações complexas.

Encontrar o equilíbrio entre os elementos racionais e não racionais do comportamento humano constitui um ponto principal da vida, da sociedade e do comportamento moderno.Constitui também o problema central da teoria organizacional.

A Sociologia das Organizações é um ramo da Sociologia que trata de investigar padrões de inter-relacionamento nas organizações, ou seja, nas Empresas que interfiram direta ou indiretamente no desempenho, no sucesso, no fracasso ou na sobrevida das organizações.

O objetivo da Sociologia das Organizações, além de investigarpadrões que influenciam na implantação, na expansão e no desenvolvimento das organizações, é o de promover o claro entendimento dos fenômenos em torno das inter-relações sociais dentro da organização que será analisada.

Objetivo da Sociologia das Organizações:

Para o Sociólogo:

A Sociologia das Organizações, no que diz respeito a essas organizações e a sociedade, vem tentando estabelecer umateoria sistemática das alterações comportamentais da sociedade que interfiram direta ou indiretamente no desempenho, no sucesso, no fracasso ou na sobrevida das organizações.

Para o Administrador:

Facilitar o entendimento do comportamento das organizações e dos grupos sociais internos e externos, permitindo o desenvolvimento de projetos interferentes que resultem numa melhoria de seudesempenho e na garantia de seu sucesso.

Ferramentas para o estudo

 1) técnicas de observação da performance das organizações em resposta às mudanças comportamentais da sociedade e, principalmente, observação das mudanças comportamentais da sociedade provocadas pela performance das organizações.

2) técnicas de entrevista de amostragem social externa à organização, assim como de amostragem socialinterna à organização.

3) técnicas de experimentação e sociométricas, onde se pretende realizar observações analíticas mais precisas da relação organização – sociedade.

4) técnicas estatísticas, revelando o resultado gráfico-matemático dessas relações.

Metas principais da Sociologia das Organizações:

As metas principais da SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES são o estudo, a análise e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação Corporativa
  • EDUCAÇÃO CORPORATIVA
  • Educação corporativa
  • educacao corporativa
  • Educação corporativa
  • Educação corporativa
  • educação corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!