EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE


FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
Neste livro Freire expõe o método de alfabetização de adultos demaneira minuciosa, contextualizando historicamente a proposta e expondo seus pressupostos filosóficos e políticos. Durante o período em que ficou exilado, Paulo Freire participou de diversos projetosdesenvolvendo os métodos de alfabetização de adultos e escreveu algumas obras, entre elas está “Educação como Prática da Liberdade”. No pensamento do autor, tanto os alunos quanto o professor sãotransformados em pesquisadores críticos. Os alunos não são uma lata vazia para ser cheia pelo professor.
No primeiro capítulo, Paulo Freire apresenta sua interpretação sobre as forças políticas quedisputavam o poder no início da década de 1960, esclarecendo inicialmente seus pressupostos filosóficos. Ele define sua filosofia de caráter existencial, para ele existir ultrapassa viver, porque é maisdo que estar no mundo. É estar nele e com ele. O existir é individual. Transcender, discernir, dialogar são exclusividades do existir. Herdando a experiência adquirida e integrando-se às condições deseu contexto, lança-se o homem em um domínio que lhe é exclusivo – o da História e o da Cultura.
Freire entende que integração não é acomodação, ela resulta da capacidade de ajustar-se à realidadeacrescida da possibilidade de transformá-la. O homem integrado é um homem Sujeito. A adaptação é um conceito passivo. Criando, recriando e decidindo é que o homem vai participando das épocas históricas.Para o autor a educação na fase de trânsito se fazia uma tarefa altamente importante, pois através de uma educação de diálogo e ativa, voltada para a responsabilidade social e política, chegariam àtransitividade crítica que se caracteriza pela profundidade na interpretação dos problemas. Entra aí a matriz verdadeira da democracia. Paulo Freire queria que todos acreditassem no homem, cuja... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). Educação como prática da liberdade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Pr%C3%A1tica-Da-Liberdade/142267.html

MLA

"Educação como prática da liberdade" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Pr%C3%A1tica-Da-Liberdade/142267.html>.

MLA 7

"Educação como prática da liberdade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Pr%C3%A1tica-Da-Liberdade/142267.html>.

CHICAGO

"Educação como prática da liberdade." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Como-Pr%C3%A1tica-Da-Liberdade/142267.html.