Educação como fator de integração social na sociologia de

Páginas: 6 (1393 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
OS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO SOCIAL

A educação, para os clássicos como Durkheim, expressa uma doutrina pedagógica, que se apoia na concepção do homem e sociedade. O processo educacional emerge através da família, igreja, escola e comunidade.
Fundamentalmente, Durkheim parte do ponto de vista que o homem é egoísta, que necessita ser preparado para sua vida nasociedade. Este processo é realizado pela família e também pelas escolas e universidades
A ação exercida pelas gerações adultas sobre as que ainda não estão maduras para a vida social, tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança determinados números de estados físicos, intelectuais e morais que dele reclamam, por um lado, a sociedade política em seu conjunto, e por outro, o meio especifico aoqual está destinado.
Para Durkheim, o objeto da sociologia é o fato social, e a educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social. Durkheim rejeita a posiçãopsicologista. Para ele, os conteúdos da educação são independentes das vontades individuais, são as normas e os valores desenvolvidos por uma sociedade o grupo social em determinados momentos históricos, que adquirem certa generalidade e com isso uma natureza própria, tornando-se assim coisas exteriores aos indivíduos.
A criança só pode conhecer o dever através de seuspais e mestres. É preciso que estes sejam para ela a encarnação e a personificação do dever. Isto é, que a autoridade moral seja a qualidade fundamental do educador. A autoridade não é violenta, ela consiste em certa ascendência moral. Liberdade e autoridade não são termos excludentes, eles se implicam.
A liberdade é filha da autoridade bem compreendida. Pois, ser livre não consiste em fazeraquilo que se tem vontade, e sim em se ser dono de si próprio, em saber agir segundo a razão e cumprir com o dever. E justamente a autoridade de mestre deve ser empregada em dotar a criança desse domínio sobre si. Talcott Parsons (1964) sociólogo americano, divulgador da obra de Durkheim, observa que a educação, entendida como socialização, é o mecanismo básico de constituição dos sistemas sociais e demanutenção e perpetuação dos mesmos, em formas de sociedades, e destaca que sem a socialização, o sistema social é ineficaz de manter-se integrado de preservar sua ordem, seu equilíbrio e conservar seus limites.
O equilíbrio é o fator fundamental do sistema social e para que este sobreviva é necessário que os indivíduos que nele ingressam assimilem e internalizem osvalores e as normas que regem seu funcionamento.
Aqui encontramos uma primeira diferença com o pensamento de Durkheim, que destaca sempre o aspecto coercitivo da sociedade frente ao indivíduo.
Parsons afirma que é necessário uma complementação do sistema social e do sistema de personalidade, ambos sistemas tem necessidades básicas que podem ser resolvidas de forma complementar.O sistema social para Parsons funciona armonicamente a partir do equilíbrio do sistema de personalidade. A criança aceita o marco normativo do sistema social em troca do amor e carinho maternos.
Este processo se desenvolve através de mediações primárias os próprios pais através da internalização de normas inicia o processo de socialização primaria. A criança não percebe que asnecessidades do sistema social estão se tornando suas próprias necessidades. Desta maneira, para Parsons, o indivíduo é funcional para o sistema social.
Tanto para Durkheim como para Parsons, os princípios básicos que fundamentam regem ao sistema social são
continuidade, conservação, ordem, harmonia e equilíbrio. Estes princípios regem tanto no sistema social, como nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • FATORES SOCIAIS EDUCAÇÃO FORMAL
  • A educação como fator de mudança social
  • A importancia da educação como fator de transformação social
  • Condições sociais de produção da sociologia da educação
  • RESUMO SOBRE O TEXTO “INTEGRAÇÃO SOCIAL & EDUCAÇÃO PARA SURDOS”
  • A função social da educação como fator de redução da criminalidade
  • A EDUCAÇÃO COMO FATOR SOCIAL QUE INFLUENCIA NA NORMA JURÍDICA
  • A EDUCAÇÃO COMO FATOR SOCIAL QUE INFLUENCIA NA NORMA JURÍDICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!