Educação basica e o sistema de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernanda Borges Adão
Maria do Carmo Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED 9271) – Prática do Módulo V
21/11/2011

RESUMO

O conhecimento Lógico- Matemático tem fonte interna, se encontra no próprio sujeito, pois é construído através da coordenação das relações que ele estabeleceentre os objetos, não têm existência na realidade externa (igualdade, diferença, o conceito de número). É uma construção feita pela mente através da abstração reflexiva. Este artigo tem como objetivo compreender como se dá a concepção de número e identificar a importância da numeralização na Educação Infantil e investiga o processo de ensino – aprendizagem dos conhecimentos básicos de matemática napré-escola.

Palavras-chave: Educação Infantil; Matemática; Concepção de Número.

1 INTRODUÇÃO

A atenção dada às noções matemáticas na educação infantil, ao longo do tempo, tem seguido orientações diversas que convivem, às vezes de maneira contraditória, no cotidiano das instituições. Este artigo monográfico reflete sobre a importância da numeralização (aquisição da concepção de número)na Educação Infantil e discute questões relacionadas á sua aplicação no cotidiano da pré-escola.
Algumas interpretações das pesquisas psicogenéticas concluíram que o ensino da Matemática seria beneficiado por um trabalho que incidisse no desenvolvimento de estruturas do pensamento lógico-matemático. Assim, consideram-se experiências-chave para o processo de desenvolvimento doraciocínio lógico e para a aquisição da noção de número as ações de classificar, ordenar/seriar e comparar objetos em função de diferentes critérios.

Essa prática transforma as operações lógicas e as provas piagetianas em conteúdos de ensino. A classificação e a seriação têm papel fundamental na construção de conhecimento em qualquer área, não só em Matemática. Quando o sujeito constróiconhecimento sobre conteúdos matemáticos, como sobre tantos outros, as operações de classificação e seriação necessariamente são exercidas e se desenvolvem, sem que haja um esforço didático especial para isso.

As crianças, desde o nascimento, estão imersas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrante. As crianças participam de uma série de situações envolvendonúmeros, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e pouco convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. Também observam e atuam no espaço ao seuredor e, aos poucos, vão organizando seus deslocamentos, descobrindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e comparando distância.


2 FORMAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS

O conhecimento matemático vem sendo construído pela humanidade em resposta a necessidades concretas, como os problemas motivados pelo controle de quantidades (rebanhos ou produção agrícola),que levou ao surgimento da contagem; demarcação de terras, que levou ao pensamento geométrico; trocas e comércio, que levou ao sistema monetário e ao desenvolvimento do cálculo, etc.

A Matemática foi sendo estruturada em torno de algumas características como: reconhecimento de regularidades, criação de modelos e daí enunciados, fórmulas e registros para a sua caracterização. Assim, ela seapresenta em forma de linguagem que, longe de ser um conjunto de símbolos a ser transmitido, é uma forma de comunicação universal que foi e vai sendo estruturada através da história.

Assim, conhecimento Lógico-Matemático tem sua fonte interna, se encontra no próprio sujeito, pois é construído através da coordenação das relações que ele estabelece entre os objetos, não têm existência na realidade...
tracking img