Educação ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O movimento de educação ambiental ganhou impulso significativo no final dos anos 60 e início dos anos 70. Quanto mais pessoas começaram a temer as conseqüências da radiação, dos pesticidas químicose das quantidades significativas de poluição do ar e dos resíduos, a preocupação pública com a própria saúde a saúde de seu ambiente natural levou a um fenômeno conhecido como ambientalismo.
Oprimeiro artigo sobre a educação ambiental como um novo movimento surgiu em 1969, de autoria de James A. Swan. A definição de "Educação Ambiental" apareceu pela primeira em Março 1970, em artigo de autoriade William Stapp.
O primeiro Dia da Terra, em 22 de abril de 1970 abriu o caminho para o movimento de educação ambiental. Internacionalmente, a educação ambiental ganhou reconhecimento quando aConferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, declarou que a educação ambiental deve ser usada como uma ferramenta para resolver problemas ambientaisglobais. O documento era composto por sete proclamações e 26 princípios "para inspirar e guiar os povos do mundo na preservação e melhoria do ambiente humano”.
Em Outubro de 1975, foi criada aCarta de Belgrado, que foi resultado do Workshop Internacional sobre Educação Ambiental, realizada em Belgrado, Iugoslávia. A Carta de Belgrado foi construída a partir da Declaração de Estocolmo eacrescenta metas, objetivos e princípios orientadores aos programas de educação ambiental.
Em Outubro de 1977, a Unesco e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente realizaram a 1ª ConferênciaIntergovernamental sobre Educação Ambiental, em Tbilisi, na Geórgia. A Declaração de Tblisi frisou o importante papel da educação ambiental na preservação e melhoria do ambiente mundial, bem como nodesenvolvimento saudável e equilibrado das comunidades. A Declaração de Tbilisi atualizou a Declaração de Estocolmo e a Carta de Belgrado com a inclusão de novas metas, objetivos, características e...
tracking img