Educação ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE PEDAGOGIA
TURMA III

EDUCAÇÃO AMBIENTAL : LIXO E RECICLAGEM COMO FATOR FUNDAMENTAL NA MELHORIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.

Brasília – DF
2008

CURSO DE PEDAGOGIA
TURMA III

EDUCAÇÃO AMBIENTAL : LIXO E RECICLAGEM COMO FATOR FUNDAMENTAL NA MELHORIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.

Brasília – DF
2008

CURSO DE PEDAGOGIATURMA III

EDUCAÇÃO AMBIENTAL : LIXO E RECICLAGEM COMO FATOR FUNDAMENTAL NA MELHORIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA.

Monografia apresentada como requisito para obtenção do título de Graduação em Pedagogia , da Faculdade , para a Comissão formada pelos seguintes professores:

ORIENTADOR :

COORDENADORA :

PROFESSOR :Brasília – DF
2008
AGRADECIMENTOS

A Deus, pois várias vezes sentimos o nosso corpo fraquejar, e Tu estendeste tua mão e ergueste-me. Por vezes, sentimos nossa alma se abater, e Tu me deste coragem para prosseguir. Por vezes, sentimos nosso espírito desvanecer, e Tu enviaste o teu próprio espírito para me consolar. Hoje, a vitória é nossa e a Ti, meu Deus, toda honra e toda glória .A nossa Família, o momento que vivemos agora é fascinante e só existe porque vocês se doaram em silêncio e aceitaram viver conosco o nosso sonho. Presentearam-nos com a riqueza do estudo e fizeram de nós não apenas profissionais, mas sobretudo, seres humanos . A vocês nossos agradecimentos.

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo promover na comunidade escolar, a sensibilizaçãoatravés da educação ambiental, para formar cidadãos engajados na transformação das relações da sociedade com a natureza.
A solução proposta foi baseada em práticas pedagógicas de ensino, voltadas para educação ambiental na escola, envolvendo o meio sócio cultural dos alunos.
Para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, os docentes realizaram um intenso trabalho de pesquisabibliográfica sobre os resíduos sólidos, incluindo suas classificações, históricos, importância econômica, ambiental, social, sanitária, política, cultural e educacional.
O desenvolvimento do sistema compreendeu certo número de atores (Educadores, alunos e comunidade local) e etapas (aquisição de conhecimentos, estruturação dos conhecimentos, codificação e avaliação). Os conhecimentos adquiridos naprimeira etapa da pesquisa foram encadeados e instanciados na forma de questionários, dando aos professores uma visão da abrangência dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. A segunda etapa foi através de relatórios, os quais conduziram ao desenvolvimento de versão sistêmica de relacionamento indivíduo e meio ambiente, bem como uma reflexão, por parte dos alunos e da comunidade escolar, sobre aresponsabilidade social de cada agente que produz resíduos sólidos.
Palavras-chaves: Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Lixo, Docentes, Educandos, Responsabilidade Social.

1

2

3

4

5

6

7

8

9 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 7
1. Contextualização do problema 8
2. Justificativas e contribuições 9
3. Objetivo Geral 10
4. Objetivos Específicos 10
1.1.Aspectos Históricos 12
1.2. Considerações gerais sobre os Resíduos Sólidos 14
1.3. Aspectos Sanitários 17
1.4. Importância Econômica 18
3. Acondicionamento 25
3.1. Coleta e Transporte 25
3.2. Tratamento 26
3.3.2. Disposição Final 27
5. Práticas Pedagógicas e de Ensino utilizadas em Sala de Aula, para Realizar o Objeto de Estudo do Trabalho sobre Resíduos Sólidos. 37
5.1.Aula expositiva e participativa abordando assuntos sobre resíduos sólidos 37
6. Análise qualitativa e quantitativa dos questionários. 38

INTRODUÇÃO

A educação sempre exerceu um papel importante na sociedade, abordando e incorporando ao currículo educacional, temas relevantes para a sociedade, como a educação sexual e agora a educação ambiental, preparando o educando para viver em...
tracking img