Educação ambiental no ensino fundamental

Páginas: 27 (6675 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
CAPITULO I

1.1 OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Educação ambiental é o processo pelo qual os indivíduos constroem valores sociais voltados para a conservação do meio ambiente, levando o homem a reconhecer a maneira correta de explorar os recursos naturais. Ou seja, sua função é formar cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometidocom a vida, com o bem estar individual e social.

Segundo Dias (2001), a Educação Ambiental teria como finalidade promover a compreensão da existência e da importância da interdependência econômica, política, social e ecológica da sociedade, proporcionar á todas as pessoas a possibilidade de adquirir conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo e as atitudesnecessárias para proteger e melhorar a qualidade ambiental, induzir novas formas de conduta nos indivíduos, nos grupos sociais e na sociedade em seu conjunto, tornando-a apta a agir em busca de alternativas de soluções para seus problemas ambientais, como forma de elevação da qualidade de vida.

Um país precisa de educação para se desenvolver, pois sua grandeza não é medida pelo tamanho do seuterritório geográfico, mas pela dimensão e qualidade de ensino. Mas não de qualquer educação, mas sim aquela que seja crítica e dirigida à tomada de decisão e a responsabilidade social e política como afirma Paulo Freire (2003).

A educação tem sido construída através dos séculos, de geração em geração, para conservar e transformar a cultura e também para enfrentar desafios e objetivos que cadageração almeja. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com ensino e a aprendizagem de aprendizagem e procedimentos.
Na década de 60 o mundo começa a perceber as conseqüências do consumo desenfreado e desenvolvimento econômico adotado pelos países ricos. A expressão “Educação Ambiental” foi usada pelaprimeira vez em uma conferência de educação na Universidade de Keele, Grã Bretanha, na Inglaterra.

O evento mais decisivo para a evolução da abordagem ambiental no mundo foi a “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente”, em Estocolmo, em 1972, onde se chamava a atenção para a capacidade limitada da natureza de absorver a expansão das atividades humanas e oesgotamento dos recursos naturais. Nesta decidiu-se que a mudança necessária para a solução dos problemas ambientais só poderiam ser atingidas por meio da educação, onde o cidadão deve ser educado para a solução dos problemas ambientais.

Neste contexto a educação ambiental deve atingir todos os cidadãos através de um processo participativo e permanente, procurando desenvolver no educando umaconsciência crítica sobre a problemática ambiental, ou seja, o uso racional dos recursos naturais.

Dias (2001) relata que desde a conferência de Estocolmo, ficou evidente a urgência de educar o cidadão para a solução dos problemas ambientais. Em 1974 mediante as discursões desencadeadas em relação à educação ambiental no seminário realizado em Jammi na Finlândia, os acordos elaborados foramreunidos nos princípios de educação ambiental que são: 1 - Considerar o meio ambiente em sua totalidade, isto é, em seus aspectos naturais e criados pelo homem (político, social, econômico, cientifico - tecnológico histórico, cultural, moral e estético); 2 - Construir um processo contínuo e permanente, através de todas as fases do ensino formal e não formal; 3 - Aplicar um enfoque interdisciplinaraproveitando o conteúdo cientifico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada; 4 - Encaminhar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional, e internacional, de modo que os educandos se identifiquem as condições ambientais de outras regiões geográficas; 5 - Concentra-se nas condições ambientais atuais, tendo em conta também a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação ambiental no ensino fundamental
  • Educação ambiental nas escolas do ensino fundamental
  • Educação ambiental para alunos do ensino fundamental
  • O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO CAMPO
  • Educação ambiental no ensino fundamental de 5ª à 8ª série
  • Projeto de pesquisa: inclusão da educação ambiental no ensino fundamental.
  • Implantação da Educação Ambiental em uma escola do ensino fundamental
  • A educação ambiental no 5º ano do ensino fundamental em teresina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!