Educação ambiental na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1920 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Autorização: Portaria Ministerial n.º 2812, de 13/12/2001

Projeto: Pesquisa com Educandos sobre o Ambiente Escolar.

Cacoal-2007
Sociedade Regional de Educação e Cultura Ltda. - SOREC.
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED
Acadêmico: José Aparecido Limeira da Silva
Curso de Ciências Biológicas

Projeto: Pesquisacom Educandos sobre o Ambiente Escolar



Projeto: Pesquisa com educandos sobre o ambiente escolar foi desenvolvido pelo acadêmico do 7º Período do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, Juntamentecom os Alunos de 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Honorina Lucas de Brito, nos dias 23, 25 e 26 de abril de 2007.

Cacoal-2007
4. Introdução

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
A Educação Ambiental é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemasambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, através de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.
VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o alunoa analisar criticamente o princípio antropocêntrico, que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que:
• A natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como processo vital;
• As demais espécies que existem noplaneta merecem nosso respeito. Além disso, a manutenção da biodiversidade é fundamental para a nossa sobrevivência;
• É necessário planejar o uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos e proteção dos recursos naturais.
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
A escolaé o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e avisão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborandopara a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável.
Com os conteúdos ambientais permeando todas as disciplinas do currículo e contextualizados com a realidade da comunidade, a escola ajudará o aluno a perceber a correlação dos fatos e a ter uma visão holística, ou seja, integral do mundo em que vive. Para isso a Educação Ambiental deve ser abordada de forma sistemáticae transversal, em todos os níveis de ensino, assegurando a presença da dimensão ambiental de forma interdisciplinar nos currículos das diversas disciplinas e das atividades escolares.
A fundamentação teórico/prática dos projetos ocorrerá por intermédio do estudo de temas geradores que englobam palestras, oficinas e saídas a campo. Esse processo oferece subsídios aos professores para atuarem...
tracking img