Educação alimentar na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA AMÉLIA GUEIROS LEITE
ENSINO FUNDAMENTAL II E NORMAL MÉDIO

















EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA























Canhotinho – PE
2012
Glaucia Alves da Silva





















EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA

[pic]Canhotinho – PE
2012


















































Agradeço a Deus pela motivação, aos meus pais e familiares, aqui presentes e em memória, pelo incentivo, aos amigos e professores, pelo apoio.















[pic]SÚMARIO
[pic]






























1. INTRODUÇÃO

O hábito de ter uma alimentação saudável é um dos fatores determinantes para o desenvolvimento físico, cognitivo e social, principalmente no âmbito escolar. José Martins Filho (1995), afirma que uma boa alimentação infantil, realizada de maneira correta,estabelece situações que podem ajudar a criança na vida escolar.
Como sabemos, o período da infância é fundamental para a formação de hábitos e práticas comportamentais em geral, e, mais especificamente, para a formação de nossos hábitos alimentares. (CAPPINAN, 2010)
Sabendo disso, iremos analisar o desenvolvimento escolar da criança, relacionando este ao tipo de alimentação recebida, tanto emcasa como na escola, pois de acordo com o PCN – Meio Ambiente e Saúde, “não se pode compreender ou transformar a situação de saúde de um indivíduo ou de uma coletividade sem levar em conta que ela é produzida nas relações com o meio físico, social e cultural”. (Brasília, 1997:90)
Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo mais difícil. Produtos alimentícios industrializados sãocomercializados em grande quantidade, o motivo é a praticidade que esses alimentos oferecem, já que as pessoas vivem em um mundo tão corrido. Essa forma de vida vem afetando as crianças, que cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros, estão ganhando espaço nos lanches dos pequenos.
Uma alimentação rica e balanceada é hoje preocupação mundial em decorrênciado aumento de casos de obesidade em toda sociedade. Segundo o IBGE, no Brasil a obesidade aumentou entre 1989 e 1997 de 11% para 15%.
Comer bem e saudavelmente é um aprendizado diário. Mas todos têm que aprender a lidar com isso, pois comer é essencial na nossa vida. É necessário que tenhamos uma boa alimentação e bons hábitos em relação à comida, pois isso se reflete numa vida mais saudável efeliz tanto para o nosso corpo quanto para nossa mente.
Uma alimentação saudável é o mesmo de uma alimentação balanceada, com quantidades adequadas de carboidratos (arroz, feijão), proteínas (carne, ovos, queijo, leite), lipídeos (óleo, manteiga), vitaminas (em todos os alimentos, em maior ou menor quantidade) e sais minerais (sal de cozinha, leite, ovos, legumes). É importante se ter umequilíbrio entre esses nutrientes, pois o excesso ou a falta pode ocasionar danos á saúde.
Os alimentos são necessários para o nosso crescimento, para recompor as células gastas para nos dar energia e para o perfeito equilíbrio do nosso organismo.
Enfim, a alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.2. JUSTIFICATIVA

O presente projeto surgiu da observação da merenda escolar dos alunos da escola Amélia Gueiros Leite na hora do recreio, percebendo que eles não possuíam um hábito alimentar equilibrado e que a merenda não é preparada de maneira totalmente correta, necessitando o aprofundamento do tema alimentação, propondo atividades que...
tracking img